A Creative abriu a 9 de setembro, nascendo da vontade de um casal de músicos, Ana e Ricardo, em criar um projeto para a comunidade. “Nós somos de Caxias, vivemos aqui em Caxias e queríamos trabalhar com a comunidade, com os vizinhos, com quem mora aqui perto. Não há muitos espaços destes aqui na zona. É um projeto nosso para todos, para os miúdos, para as famílias, para as pessoas reformadas”, refere Ana.
O facto de quererem que, mais que uma escola de música, este fosse um polo artístico, vem no seguimento de uma filosofia de vida do casal. “Como indica o nosso logotipo, temos o ‘ative’ em letras maiúsculas, para que cada pessoa possa ativar a sua criatividade. Todos nós temos potencialidades criativas, mas por alguma vergonha ou imposições ao longo da vida, ficam adormecidas. Por isso, pretendemos integrar aqui todas as artes, à exceção da dança, já que criámos uma parceria com uma escola de dança do concelho”, revela Ana.
A Creative caracteriza-se por ter aulas para todas as idades. “Temos aulas de música e ioga, por exemplo, para bebés com meses. Mas também temos alunos com 40, 50 ou 60 anos que decidem finalmente aprender um instrumento, que sempre quiseram estudar música e nunca conseguiram, e estão agora a começar. Também temos vontade de trabalhar com lares e centros de dia, para trazer vitalidade e felicidade às pessoas”, sublinha a diretora da escola.