na cidade

Wilfred Figueiredo: o arquiteto que tira fotografias incríveis em Oeiras

Luso-angolano, Wilfred sempre se fascinou com paisagens urbanas, mas sobretudo sociais. Conheça o seu trabalho.
Publica no seu Instagram.

Wilfred Figueiredo é luso-angolano e passou as últimas quatro décadas entre Luanda, Lisboa, Oeiras e Coimbra. A poucos dias de completar 41 anos, o arquiteto fala com a New in Oeiras a partir de Luanda, capital de Angola, onde está a passar umas semanas.

Com vivências tão díspares e ricas, entre os dois países que partilham a mesma língua, Wilfred sempre foi um apaixonado por paisagens, naturais, edificadas e sobretudo as sociais.

Aos 20 anos deixou o país africano que o viu nascer, para ingressar no curso de arquitetura de Coimbra. “Foi aí que descobri a minha paixão e a forma privilegiada de ver o mundo físico, mas também o social, a forma como as pessoas se relacionam, como usam o seu poder de serem civilizadas, de usarem a urbanidade como comunicação”, conta-nos.

É na mesma faculdade, a Darq FCT – Universidade de Coimbra, que se encontra atualmente a tirar o doutoramento nesta área. Quando está em Portugal, vive entre Lisboa e Coimbra, passando muito tempo no concelho de Oeiras, onde já viveu e que agora é a morada dos seus pais.

Na sua página de Instagram, “pessoal mas aberta a todos”, partilha fotografias do que o rodeia em vários momentos. Com um olhar técnico e diferente do olhar comum, capta pormenores distintos de paisagens normalmente edificadas.

“São imagens, são momentos, que eu quase que cristalizo para poder de alguma maneira reforçar esse momento. Lembrar-me desse momento como uma extensão do que é a minha prática profissional e a minha prática de vivência normal de cidadão preocupado com o meio onde vive.”

Quando questionado se a sua paisagem favorita é a urbana, responde: “Não é o meio urbano [que mais me cativa], é o meio social. Em Lisboa claro que é mais urbano, mas por exemplo em Luanda é um misto, de ruralidade com urbanidade, e é nessa vivência que eu vivo, que eu me movo”.

Nestas fotografias de instantes, o que mais atrai o arquiteto “é cristalizar esse momento de convivência social”.

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das incríveis fotografias que Wilfred Figueiredo captou no concelho de Oeiras e, mais recentemente, em Angola.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA