Desde 2022, que Oeiras é palco de um festival inteiramente dedicado aos vinhos fortificados e doces portugueses. Falamos, claro, do Nobre Gosto que, pelo terceiro ano consecutivo, vai ocupar o Palácio do Marquês de Pombal durante três dias, num evento aberto aos profissionais do setor, mas também a todos os apreciadores destas bebidas.
A terceira edição do Nobre Gosto vai acontecer entre os dias 20 e 22 de setembro, sexta-feira a domingo. O vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”, um dos mais antigos vinhos fortificados portugueses, volta a ser o anfitrião do evento organizado pela “Grandes Escolhas” (publicação de vinhos, gastronomia e lifestyle), com o apoio do Município de Oeiras e Turismo de Portugal.
Do evento são também protagonistas o Vinho do Porto, vinho da Madeira, Moscatel de Setúbal e Moscatel do Douro, vinhos licorosos de todo o País, vinhos de colheitas tardias e outros vinhos doces. Este ano, há ainda alguns convidados especiais. São eles os vinhos de Jerez, Montilla-Moriles, Condado de Huelva, Málaga, Rueda e Tokaj.
“Esta edição marca um ponto de viragem, com a internacionalização do evento, contando com vinhos estrangeiros, nomeadamente os espanhóis (Jerez, Montilla-Morilles, Condado de Huelva, Málaga e Rueda) e também o Tokay, da Hungria. A par disto teremos a presença de compradores e imprensa internacional. O objetivo da organização passa por alargar a participação internacional nas próximas edições, de forma a fazer deste festival o evento de referência dos vinhos doces e fortificados”, refere a Grandes Escolhas.
Depois do êxito das edições anteriores, este ano o evento quer acolher mais produtores, mais visitantes e mais atividades. Desta forma, acredita contribuir para a valorização da imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos reconhecidos como de classe mundial, e também como destino de enoturismo.
O objetivo do festival é, no geral, evidenciar a excelência e “a excecional qualidade dos nossos vinhos generosos”, que “apesar de reconhecidos a nível internacional, são ainda pouco valorizados pelos portugueses”, afirma a organização.
Para contornar esta realidade, foi definido um programa diversificado que inclui provas comentadas, visitas à Adega Villa Oeiras, demonstrações culinárias, masterclass de cocktails, além de uma zona de exposição com doces regionais, pastelaria, chocolates e outras iguarias. A programação completa, assim como os horários, serão anunciados brevemente.
A entrada e circulação no recinto é livre, mas o acesso às provas será feito mediante compra de copo no valor de 10€. O primeiro dia, sexta-feira, 20 de setembro, é dedicado exclusivamente aos profissionais de restauração e hotelaria, com ações de formação que chamam a atenção para o potencial destes produtos. Já no fim de semana, o festival está aberto a todos aqueles que queiram visitá-lo. No sábado, o horário será das 15 às 21 horas e no domingo das 15 às 19 horas.