na cidade

Vem aí um workshop de macramé em Oeiras — já se pode inscrever

A técnica será ensinada pela artesã Tânia Dantas. Aproveite para aprender a arte manual do momento.
Uma arte original.

Cada vez mais, há a tendência de nos dedicarmos às artes manuais como um escape ao stress do dia a dia, como um passatempo que nos relaxa e que puxa pela nossa criatividade. Uma dessas artes é o macramé, uma técnica de tecelagem manual com uso de nós, que exige concentração e se torna muito terapêutica. São cada vez mais os projetos que surgem tendo como base o macramé, muitas vezes associado a artigos de decoração.

Se aprecia este tipo de peças e gostava de aprender a técnica, não espere mais tempo. No próximo sábado, dia 28 de maio, acontece em Oeiras um workshop de iniciação ao macramé, entre as 10 e as 13 horas. Esta é uma iniciativa promovida por Tânia Dantas, criadora do projeto ARTME, que pode encontrar no Instagram e Facebook.

“O macramé ajuda-nos a relaxar e a focarmo-nos no momento presente. É uma técnica que desenvolve a nossa criatividade e é muito gratificante chegar ao final do processo e ver uma peça tão bonita, feita inteiramente e apenas com as nossas mãos e com fios de algodão, sem acesso a qualquer utensílio extra”, explica Tânia à New in Oeiras.

Durante a atividade, Tânia pretende ensinar os participantes a fazer os nós base do macramé e também alguns truques essenciais para que eles consigam criar as suas próprias peças. “O workshop destina-se a todas as pessoas com vontade de se aventurarem na arte dos nós”, sublinha. O objetivo é partilhar conhecimento e guiar os aprendizes neste processo, incentivando a autonomia e liberdade artística de cada um. “Vamos fazer magia com as mãos”, deixa o convite.

O workshop custa 55€, com todo o material incluído (tronco de madeira tratada e os fios de algodão). Cada participante terá ainda acesso a um ebook com todos os nós aprendidos e a um vídeo detalhado, com toda a informação facultada no evento, para que possa voltar a fazer a peça mais tarde, as vezes que desejar.

Aproveite a manhã do próximo sábado, 28 de maio, para aprender algo novo. São apenas três horas, no espaço Tigre Utópico, na Rua Frei Bartolomeu dos Mártires 17, em Oeiras. As inscrições são limitadas e podem ser feitas a partir do email artme.macrame@nullgmail.com.

Aprenda a técnica com a artesã Tânia Dantas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA