na cidade

Vem aí um Dia Aberto sobre ciência — e estão todos convidados a participar

Estão marcados jogos, experiências, visitas a laboratórios e muito mais.
Vai ser uma diversão.

Se acha que a química e a biologia são matérias complicadas, está a chegar um Dia Aberto no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), em Oeiras, perfeito para toda a família. No próximo dia 26 de outubro, estão programados jogos, experiências, visitas a laboratórios e muito mais.

Das 10 às 17 horas vai poder explorar o instituto e descobrir a química no dia a dia. Com o tema “Juntarem-se aos elementos”, este evento é de entrada livre. 

Os miúdos vão construir moléculas com gomas, jogar o jogo da fotossíntese e o da tabela periódica, descobrir as experiências do Professor Romão e preencher os seus passaportes com dezenas atividades. Mas há atividades para toda a família.

Para os mais velhos, a partir dos 10 anos, estão marcadas visitas aos laboratórios, aos instrumentos científicos utilizados no dia a dia do instituto e às estufas, e speed dating com cientistas. Na programação encontra ainda bancas sobre a utilização do iodo para ver as impressões digitais ou experiências sensoriais numa pipoca.

O Dia Aberto do ITQB NOVA é organizado a cada dois anos pelos investigadores do instituto e tem como objetivo descomplicar a ciência. Esta é uma oportunidade de descobrir a instituição por dentro e conversar com cientistas. Quando a fome apertar, tem o bar aberto durante todo o dia com refeições ligeiras.

O instituto fica na Estação Agronómica de Oeiras, Avenida da República, em Oeiras. Pode ver toda a programação do Dia Aberto no site oficial.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA