na cidade

Um tigre a abraçar uma árvore: a foto vencedora do Wildlife Photographer of the Year

O concurso de fotografia de natureza mais prestigiado do mundo já tem imagens incríveis.
A vencedora.

Todos os anos, a história repete-se: fotógrafos de vários países enviam as suas imagens de natureza e de vida animal, na esperança de serem contemplados na lista de vencedores do mais prestigiado concurso de fotografia do género no mundo: o Wildlife Photographer of the Year, do Museu de História Natural de Londres.

É assim há 56 edições. E todos anos vencem imagens que não só são incríveis do ponto de vista técnico, como capturam momentos únicos — e mais do que isso, contam histórias e até simbolizam mensagens sobre a importância do mundo animal.

É o caso da vencedora deste ano, “O Abraço”, de Sergey Gorshkov. A imagem do fotógrafo russo revela uma espécie que está praticamente extinta, os tigres da Sibéria, a abraçar uma árvore — ou assim parece, já que, na verdade, trata-se de um ritual comum de esfregar a pele na casca para marcar território.

A imagem parece um feliz acaso mas, conta o fotógrafo vencedor a vários meios britânicos, levou na verdade dez meses a ser feita: Sergey deixou o equipamento durante meses naquele local, à espera de ser acionado automaticamente quando um tigre passasse — mas nunca esperando este momento.

Entre os vencedores deste ano, selecionados entre 49 mil inscrições de todo o mundo, a tónica é praticamente sempre o equilíbrio da natureza e a sobrevivência das espécies.

As vencedoras foram escolhidas por um painel de especialistas internacionais e mostram algumas das melhores imagens de vida animal do mundo. As fotos que ganharam vão agora estar ao lado de outras selecionadas, e distribuídas por várias categorias, na exposição Fotógrafo da Vida Selvagem do Ano, em Londres.

exposição com os animais, as paisagens e os momentos mais raros e especiais do planeta estará aberta de 16 outubro de 2020 a 6 de junho de 2021, no Museu de História Natural em South Kengsinton, capital britânica. Os bilhetes custam 16,20€ e podem ser comprados online.

Para os fotógrafos interessados, o próximo concurso já tem inscrições abertas: decorre entre 19 de outubro e 10 de dezembro de 2020. Se estiver interessado, saiba que há mais informações disponíveis online.

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das fotos vencedoras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA