na cidade

Tudo o que pode fazer à borla este fim de semana no concelho de Oeiras

Eventos gastronómicos, musicais e culturais marcam o primeiro fim de semana de março. Siga as nossas sugestões.
Imagem: ACP Clássicos

O grande destaque deste primeiro fim de semana de março é a 25.ª Promoção Gastronómica e Mostra de Fumeiro de Vinhais, que abre as portas logo na sexta-feira, dia 1, e se prolonga até domingo, 3. O primeiro piso do Mercado Municipal de Oeiras vai encher-se de sabores tradicionais e pratos típicos transmontanos, com desfile de Caretos e Gaiteiros, entre outras animações. 

Serão três dias de “uma verdadeira festa para os sentidos”, garante o município. Conheça a programação completa neste artigo da New in Oeiras. A iniciativa é também uma forma de dinamizar o centro histórico da cidade, incentivando o turismo e a economia local. A entrada é livre, só paga o que comprar ou consumir.

A manhã de sábado, 2 de março, será também especial para os fãs de carros clássicos. É nesta data que se vai realizar o “Passeio de Primavera”, organizado pelo ACP Clássicos, que irá partir do Porto de Recreio de Oeiras pelas 10 horas.

Uma hora antes, começa a concentração de viaturas no local, ficando em exposição até à hora de arrancar. Marcas como Porsche, Mercedes Benz, Citroën, Datsun, Austin Morris ou Austin-Healey, entre outras, vão sair da Marina de Oeiras, seguindo pela Avenida Marginal até ao Alto da Boa Viagem, para seguirem em direção a Pernes. 

Já no sábado à noite, se estiver por casa, pode assistir à segunda semifinal do Festival da Canção na RTP1, na qual vai participar a cantora oeirense Rita Onofre, com o tema “Criatura”. Leia a entrevista que a NiO fez com a jovem artista. 

Conheça tudo o pode fazer, visitar ou experimentar gratuitamente nos próximos dias.

Sábado

9 às 10 horas — Concentração de viaturas clássicas no Porto de Recreio de Oeiras, antes da partida para o “Passeio de Primavera”, promovido pelo ACP Clássicos.

9 às 19 horas — Exposição “Essências do MAU”, no Núcleo Central do Taguspark. 

10 e as 17 horas — Exposição “35 anos de Habitação em Oeiras”, na antiga Estação Radionaval, em Linda-a-Velha.

10 às 18 horas — Exposição “Abraço Aos Meus Mares” de Bruno Maurício no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas. 

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Jardim de Algés, com moda, bijuterias, produtos gourmet e artesanato. 

10 horas à meia-noitePromoção Gastronómica e Mostra de Fumeiro de Vinhais no Mercado Municipal de Oeiras.

21h30Concerto “Noite de Óscares” no Salão Nobre da SIMPS – Sociedade Instrução Musical de Porto Salvo.

Domingo

9 às 18 horas — Feira de velharias no Jardim Municipal de Algés.

10 às 18 horas — Mercado da Linha no Jardim de Algés, com moda, bijuterias, produtos gourmet e artesanato. 

10 às 22 horas — Promoção Gastronómica e Mostra de Fumeiro de Vinhais no Mercado Municipal de Oeiras.

14 às 18 horas — Prática livre de xadrez, aberta a todos, na Fnac do Oeiras Parque. A atividade é promovida pela Academia de Xadrez de Portugal.

17 horas — “A música na construção da Europa”, concerto comentado pelo maestro José Soares no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras

15h30 — Sessão de cinema no Auditório José de Castro, em Paço de Arcos. Nesta data será exibido “Chantagem” (“Blackmail”) de 1929, com Anny Ondra, Sara Allgood e Charles Paton, realizado por Alfred Hitchcock.

Se, no fim de semana, gosta de passar algum tempo a experimentar novas receitas, convide os miúdos para prepararem juntos pizzas caseiras (e saudáveis), com diferentes tipos de base e recheios. Carregue na galeria para conhecer as propostas. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA