na cidade

Trapezistas, ilusionistas e palhaços. Circo Victor Hugo Cardinali instala-se em Algés

Os espetáculos incluem também números com cavalos e camelos treinados. Pode visitá-lo até dia 5 de janeiro.
Créditos: Rui Vasco

O Natal é recheado de tradições, seja ouvir músicas temáticas enquanto monta a árvore, ter pratos típicos na mesa da Consoada, colocar um par meias junto à lareira, ou ir ao circo com a família. Se esta última opção faz parte do seu imaginário desta época, saiba que será possível vivê-la em pleno, perto de casa. A família circense mais famosa de Portugal regressou ao Passeio Marítimo de Algés, com um “novo e glamoroso espetáculo”.

Até 5 de janeiro, é por lá que encontra o circo Victor Hugo Cardinali. Entre acrobacias, música, cor e muita adrenalina, poderá assistir, ao vivo, aos mais de 40 artistas, que vêm de todos os cantos do mundo. Uma das presenças ilustres é a equilibrista Anastacia, que chega da Grécia para surpreender o público português, desafiando a gravidade na corda bamba. Ao olhar para cima, poderá também assistir ao número raro do Duplo Trapézio Voador.

Não vão faltar as tradicionais exibições dos palhaços, com o residente Bilas, além de números de ilusionismo e patinagem. Poderá ver também as impressionantes motas da Argentina no “Globo da Morte”, onde os artistas entram numa esfera de ferro (que até se abre ao meio), percorrendo-a em alta velocidade. Esta atuação conta ainda com a única mulher do mundo a atuar num “Globo da Morte”.

Este ano, o espetáculo do circo será ainda mais especial, uma vez que “Victor Hugo retoma a tradição de ter uma orquestra a tocar ao vivo”, revela. “Era uma tradição do circo clássico, que tinha caído em desuso em Portugal”, explicam os responsáveis à New in Oeiras.

O show não fica completo sem alguns números com animais. Da experiência fazem parte cavalos e camelos, comandados por Victor Hugo Cardinali Junior, que pretende “provar que a cumplicidade perfeita entre homem e animal é possível”, garante. Os treinos dos animais são feitos com reforço positivo, através “de comida, brinquedos, atenção, carinho ou qualquer consequência positiva para recompensar um bom comportamento”, salienta o responsável. Tudo isto para garantir “excelentes condições físicas e psicológicas” dos animais e domadores em questão.

No intervalo entre espetáculos, os miúdos podem tirar fotografias com os camelos ou andar de pónei, bem como provar os doces associados a este tipo de espaço, como algodão doce, pipocas e farturas.

Durante a semana, existe apenas uma sessão às 16h30. Ao fim de semana, há espetáculos em diferentes horários, entre as 14 horas, 16 horas, 19 horas e, por último, às 21h30. O preço dos bilhetes é de 25€ para os adultos. Já os miúdos dos quatro aos dez anos pagam 15€ e até aos três anos a entrada é gratuita. Os bilhetes estão disponíveis online.

O grupo oferece ainda a possibilidade de fazer a sua festa de Natal no Circo Victor Hugo Cardinali. Há 3200 cadeiras disponíveis, num ambiente climatizado, com entrega de presentes e ainda um local para catering. Pode agendar através do contacto 969 050 658 ou email circovhc@nullgmail.com. 

História do Circo Victor Hugo Cardinali 

Victor Cardinali é filho de Victor Hugo Cardinali Mariani e da espanhola Maria de los Angeles G. H. Otero — é o sétimo de oito irmãos. O circo faz parte da sua vida desde sempre. Victor começou a participar nos números de bicicletas e monociclos quando tinha apenas nove anos, acompanhado pelos irmãos Paquito, Pepita e José Luis. Aos 24, casou-se com trapezista Edviges Neves Pereira, relação da qual nasceram dois filhos, Yolanda e Victor Hugo Junior. O seu filho estrou-se no circo aos 24 anos, como domador de leões.

Em 1987, Cardinali abriu o próprio circo na cidade de Almada, em conjunto com o irmão Paquito e o famoso domador Angel Cristo. O seu principal objetivo era trazer novidades a Portugal, algo que conseguiu com o primeiro espetáculo de circo no gelo na icónica Feira Popular de Lisboa.

Um ano mais tarde, Victor levou o mundo do circo até ao o Parque Eduardo VII, em Lisboa, o Circo das 3 Pistas. Já em 2006, foi convidado para integrar a produção do reality show “Circo das Celebridades”, levando um grupo de famosos portugueses a viver e participar no Circo Victor Hugo Cardinali. Atualmente, o espetáculo de Natal é transmitido todos os anos pelos canais de televisão. 

Carregue na galeria para conhecer o novo espetáculo de Natal do Circo Victor Hugo Cardinali.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA