na cidade

Tem roupa e livros que já não quer? Troque-os por outros este sábado em Vila Fria

O projeto Let's Swap vai estar no Quiosque Marmelada já no dia 20 de maio, com o objetivo de promover a economia circular.
Dê uma nova vida à sua roupa.

Se nas limpezas de primavera descobriu no armário várias peças de roupa que já não quer, mas não sabe o que fazer com elas, aqui está uma boa solução: trocá-las por outras. É esta a proposta do movimento Let’s Swap, que nasceu no Porto em 2018 e tem realizado mercados de trocas em várias zonas do País, incluindo no concelho de Oeiras.

Este sábado, 20 de maio, está de volta, desta vez no Quiosque Marmelada, situado em Vila Fria, localidade da freguesia de Porto Salvo. O grande objetivo é promover um estilo de vida mais consciente e incentivar a economia circular — um conceito que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e não só. Atento aos problemas apontados à indústria da moda como excesso de produção, consumo excessivo com a compra desenfreada de novas peças de roupa, a poluição de resíduos têxteis e exploração dos trabalhadores por algumas grandes marcas, o projeto quer alertar e transformar a forma como a população consome este tipo de produtos. 

“Queremos criar uma alternativa à fast fashion, sensibilizando a comunidade para um consumo mais consciente a nível social e ambiental e mostrando que há outras formas de consumir roupa”, refere o projeto. “A ideia é incentivar as pessoas a prolongar a vida das suas peças, a valorizar os recursos, materiais e mão-de-obra envolvidos na produção das suas roupas e a trocar em vez de deitar fora, contribuindo para a solução e não para o problema”, sublinha a organização do Let’s Swap.

Assim, dão a oportunidade a qualquer pessoa de adquirir novos artigos com base numa troca não monetária. É precisamente isso que vai acontecer no evento deste sábado, no espaço do Quiosque Marmelada, entre as 15 e as 19 horas. Se quiser participar, é só ir até a Rua Carlos Paião, em Vila Fria, Porto Salvo. O preço da entrada é de 1€ para custos de logística da organização, já que são um movimento voluntário.

Neste mercado poderá também trocar livros e acessórios, mas existem algumas regras delineadas para que a troca seja justa e corra da melhor forma possível. Cada pessoa deverá selecionar até cinco peças de roupa, incluindo calçado e acessórios, e até cinco livros. No total poderá levar dez itens (com o máximo de cinco para cada categoria).  

Tenha atenção às peças que seleciona. Não será aceite roupa estragada (rasgada, suja ou demasiado gasta) nem livros escolares e religiosos. O ideal é que leve roupa da época, pois será aquela que terá mais potencial de troca neste momento. 

Ao chegar, irá entregar as suas peças no check-in. Será então registado na aplicação do Let’s Swap, que irá converter as suas peças e livros em pontos, que poderá utilizar no mercado para selecionar o que quer levar consigo. No final, dirige-se à zona do check out, para que a organização aponte as peças escolhidas. Pode gastar todos os pontos, ou manter os que sobrarem para próximas edições do mercado, e subtrair aos pontos iniciais.

Com quatro anos de atividade, a Let’s Swap já realizou dezenas de mercados, com mais de 7000 peças de roupa trocadas e 1850 quilos de desperdício têxtil evitado. Organiza também workshops e palestras para sensibilizar as comunidades para estas questões. Para saber mais visite o site da Let’s Swap ou siga o projeto no Facebook e Instagram, de forma a estar a par das datas e locais dos próximos mercados.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA