na cidade

Tanque do Aquário Vasco da Gama vai ficar como novo

Município atribuiu 500 mil euros só para a renovação deste espaço.
As obras vão começar.

Já tinha sido anunciado um investimento de 1,5 milhões de euros para a recuperação total do Aquário Vasco da Gama. Agora chega mais uma boa notícia para este espaço emblemático de Oeiras. É que a Câmara vai disponibilizar 500 mil euros desta verba para renovar o chamado Tanque das Otárias.

Para dar início às obras ainda este ano, o município adianta mais de 91 mil euros à Marinha Portuguesa, entidade responsável pelo projeto de execução da obra. O restante valor será atribuído em 2020 e prevê que este tanque fique como novo. 

O investimento para a renovação do outro tanque, o das Tartarugas, fica a cargo da Marinha. Este será a casa da espécie de água doce e o das Otárias passará a ter peixes da costa portuguesa. Os dois tanques estão vazios há três anos.

O Aquário Vasco da Gama é um espaço de referência do concelho e faz parte da memória de muitos portugueses. O seu declínio deve-se sobretudo à abertura do Oceanário de Lisboa e também à impossibilidade da Marinha Portuguesa suportar os custos associados à manutenção deste espaço.

Por isso, a instituição contactou a Câmara de Oeiras para pedir o financiamento para a renovação total do Aquário. E em abril deste ano veio a confirmação de Isaltino Morais, que o município iria ajudar nesta grande obra.

O Aquário Vasco da Gama tem 120 anos e continua a ser um ponto de referência para os temas científicos ligados ao mar e à fauna marítima. Como está a ser visitado por miúdos do concelho através da plataforma Oeiras Educa, foram contratados dois biólogos com experiência e têm como função essencial conceber e desenvolver atividades para os alunos, além de colaborarem nas atividades regulares do espaço.

tags: Aquário Vasco da Gama, Câmara Municipal de Oeiras, Cruz Quebrada, dafundo, isaltino morais, oeiras, tanque das otárias