O passado mês de abril contrariou o antigo ditado que refere “em abril, águas mil”, pois quase não choveu — e parece que maio vai continuar bastante seco no concelho de Oeiras, pelo menos mais uma semana. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os dias serão solarengos, com temperaturas amenas, mas há um senão: o vento vai soprar forte, podendo chegar aos 30 quilómetros/hora.
Entre segunda e quarta-feira, os raios ultravioleta estarão no nível 9, considerado muito elevado, por isso tenha cuidado com a exposição ao sol, proteja-se usando protetor solar e evitando as horas de maior calor. Esta segunda-feira, 8 de maio, é apontado como o dia mais quente da semana, com a temperatura máxima a chegar aos 26 graus, e a mínima a descer aos 15. O céu estará nublado por nuvens altas ao longo de todo o dia e o vento vai soprar de norte e noroeste até 23 quilómetros/hora durante a tarde.
Na terça-feira, 9 de maio, apesar de a temperatura mínima se manter nos 15 graus, a máxima desce um pouco para os 25. Conte com céu parcialmente nublado durante a manhã e céu limpo durante a tarde. O vento norte irá soprar forte ao longo de todo o dia, chegando a 24 quilómetros/hora.
Na quarta-feira, 10 de maio, a temperatura máxima volta a baixar para 22 graus, e a mínima para 14. O céu estará parcialmente nublado ao longo de todo o dia e o vento norte irá aumentar de intensidade, podendo chegar aos 29 quilómetros/hora durante a tarde.
A temperatura máxima mantém-se semelhante na quinta-feira, 11 de maio, com previsão de 22 graus, e a mínima volta a descer para 13 graus. Apesar disso, pode contar com céu limpo e sol a brilhar durante todo o dia. Segundo o IPMA, será o dia em que o vento estará mais forte, chegando aos 31 quilómetros/hora de intensidade, ao final da tarde.
Na sexta-feira, 12 de maio, o dia continuará bastante ventoso, com 22 graus previstos para a temperatura máxima, enquanto a mínima volta a baixar para os 12 graus. No sábado e domingo, dias 13 e 14 de maio, há uma ligeira subida das temperaturas, oscilando entre os 24 de máxima e 13 graus de mínima. O vento vai continuar forte, principalmente nos períodos da tarde e noite, chegando aos 27 quilómetros/hora.
Aproveite para se abrigar do vento, fazendo alguns programas dentro de portas como, por exemplo, visitar a exposição “Povos Originários — Guerreiros do Tempo”, do fotógrafo brasileiro Ricardo Stuckert, que está patente no Palácio Anjos, em Algés. Carregue na galeria para ver algumas imagens da mostra.