na cidade

Sem planos para o feriado? Pode passá-lo a jogar xadrez na Fábrica da Pólvora

Esta quarta-feira, 1 de novembro, o espaço em Barcarena terá um dia dedicado a este jogo de estratégia, para amadores e federados.
Um jogo de estratégia.

Uma vez por mês, a Fábrica da Pólvora em Barcarena recebe um evento que já se tornou numa tradição para os fãs de xadrez. Durante um dia inteiro, são abertas vagas para a prática livre deste jogo de estratégia, onde o ambiente de diversão está garantido. A próxima edição acontece já esta quarta-feira, 1 de novembro, feriado do Dia de Todos os Santos. 

Entre as 9h30 e as 18h30 pode entreter-se a jogar xadrez, de forma gratuita, durante o tempo que quiser. A atividade é aberta a pessoas de todas as idades. Para se tornar num programa em família, leve os miúdos e deixe que se divirtam no tabuleiro gigante, que faz parte deste evento em todas as edições, para começarem a conhecer as regras do jogo.

Desta vez, vai acontecer também um torneio escolar, com equipas do primeiro ciclo, entre as 9h30 e as 13 horas, ao qual pode assistir. Durante a tarde, em paralelo, acontece o torneio para federados, válido para ranking internacional, cujas inscrições já estão completas. Se gosta de xadrez, pode sempre assistir aos profissionais a jogar para aprender alguns truques. No final, haverá uma entrega de prémios, onde será realizado um sorteio de inscrições grátis para futuros torneios. 

Esta é uma atividade organizada pela Academia de Xadrez de Portugal (AXPortugal), associação que tem como missão o ensino do jogo, a prática competitiva federada e a formação de jovens em projetos associados a escolas. ⁠Para este evento em particular, a AXPortugal associou-se ao Município de Oeiras, através do programa “Xadrez, Museus e Ciência”, que tem como objetivo divulgar o xadrez, assim como os espaços culturais envolvidos, levando a prática deste jogo milenar a espaços de história, arte, cultura e ciência.

“A AXPortugal e a Fábrica da Pólvora de Barcarena estabeleceram um protocolo de colaboração para a realização regular de eventos de xadrez, que visam levar o xadrez ao maior número possível de pessoas e ajudar no incremento da fruição deste magnífico espaço de lazer e de tranquilidade”, afirma a organização.

Com o tempo a esfriar esta semana, começam a sair as peças mais quentes do armário. Se sente que precisa de algumas camisolas para os dias frios, carregue na galeria para conhecer a nova coleção de caxemira da Mo. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA