na cidade

Sem Espinhas: o novo serviço de petsitting em Oeiras é especializado em gatos

O projeto, criado por Rita Ladeira, foi oficialmente lançado em janeiro deste ano. Une cuidados em casa com passeios na rua.
Rita aceita vários tipos de animais.

A vida de Rita Ladeira foi sempre marcada pela presença de animais de estimação, no bairro Nova Morada, em Paço de Arcos, onde vive desde os quatro anos. Rita é conhecida por quase toda a vizinhança, onde a sua paixão pelos patudos não passa despercebida. Foi, por isso, natural a criação de um projeto dedicado aos pets.

A ideia surgiu em 2019, depois de começar a ajudar uma vizinha, que não conseguia passear a sua cadela devido ao horário de trabalho — mas também não conseguia arranjar alguém para o fazer, uma vez que o animal não se dava bem com ninguém. Por acaso, um dia Rita e Mimi cruzaram-se e o encontro correu bem. 

“Na minha presença, nunca se portava mal ou ladrava”, explica Rita, que começou a passear a cadela da vizinha, quando esta não conseguia. Não tardou para a “cliente” lhe sugerisse alargar o serviço a toda a vizinhança. “Depois desse momento, o projeto começou a crescer, a ganhar mais forma. Comecei a cuidar dos animais de estimação de quase todo o bairro”, explica a jovem, de 34 anos. 

Em 2022, Rita e o noivo, Vitor Ornelas, tomaram a decisão de ir viver para a Madeira, por motivos profissionais. Vitor trabalhava na área da aviação, enquanto mecânico, e Rita acompanhou-o, tentando continuar o projeto de petsitting por lá, mesmo não conhecendo ninguém. “Nessa altura juntei-me a uma parceira, que partilhava alguns dos clientes comigo. Nesse momento apercebi-me do potencial deste negócio”, refere.

Aos poucos, o petsitting tornou-se um aliado à sua atividade profissional enquanto fotógrafa. Nos últimos 10 anos, Rita em Fotografia nas áreas de restauração e vida noturna, apesar de aceitar a proposta. “A verdade é que são duas atividades que se complementam e permitem-me ter estabilidade financeira e profissional”, conta à NiO.

Em dezembro de 2024, Rita e Vitor tomaram a decisão de regressar às origens, de modo a explorarem novos horizontes, desta vez em Paço de Arcos. Rita quis continuar o projeto que deixou na Madeira e, em vez de tomar conta apenas dos animais de quem já conhecia, decidiu expandir os serviços a todo o concelho de Oeiras.

“Antes de avançar, fui ao Hospital Veterinário de Oeiras com os meus animais e comentei o meu desejo de continuar com o petsitting. Nessa altura, encorajaram-me a seguir em frente”, diz. Uma das veterinárias referiu que existem muitas famílias que procuram este serviço e foi o incentivo necessário para avançar.

Rita com um dos seus companheiros.

Em janeiro deste ano, criou oficialmente o projeto de petsitting “Sem Espinhas”. “O nome surgiu de forma natural. É uma expressão que estou habituada a ouvir e usar, que significa fazer algo sem quaisquer problemas”, afirma.

O serviço consiste na visita e cuidados dos animais de estimação na casa destes, mas também levá-los a passear na rua. Os clientes podem esperar “um tratamento com qualidade, especializado em gatos”, em que não toma apenas conta do animal como também trata da limpeza do seu espaço.

“Há pequenos cuidados que nem sempre os donos se lembram e, por isso, deixo sempre garantidos”, aponta. Alguns desses serviços incluem lavagem das taças de comida e água, limpeza da areia e ainda dar banho caso seja necessário. “Há casos em que os animais sofrem de incontinência, por exemplo, e os banhos acabam por ser essenciais”, refere. 

Além disso, Rita também dá medicação aos animais que precisam, escova-os e pode, ainda, levá-los a consultas. Por outro lado, o Sem Espinhas procura distanciar-se dos serviços tradicionais que, na maioria das vezes, se focam exclusivamente em cães, por considerarem que precisam de mais cuidados.

Há quem assuma que os gatos, por serem mais independentes, não precisam de cuidados e companhia, o que não é verdade de todo. Esses preconceitos faz com que os gatos sejam mais facilmente negligenciados“, garante.

No entanto, nenhum pet está excluído. O “Sem Espinhas” oferece serviços a todos os animais de estimação: gatos, cães, pássaros, hamsters, peixes, coelhos e muitos mais. Geralmente, Rita está entre uma a duas horas por dia com os seus companheiros, dependendo dos serviços necessários. Os passeios são sempre individuais para evitar stress e conflitos desnecessários e tem duração de duas horas. 

O serviço está disponível em todo o concelho de Oeiras. O pagamento é feito à hora, cada uma a 10€, no caso de estar com eles em casa. Já os passeios custam 15€ por hora. Pode requisitar os serviços de Rita através das redes sociais. Caso esteja fora deste raio, ao preço acrescenta-se o custo de deslocação.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos animais que Rita cuidou.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA