Há um provérbio popular que diz: “Em dia de São Martinho: lume, castanhas e vinho” e o Município de Oeiras segue à risca essa tradição. Nos últimos anos, o Magusto tem sido celebrado a rigor, com toda a população, e este ano não será diferente. No entanto, como o Dia de São Martinho (11 de novembro) calha a uma segunda-feira, a autarquia decidiu celebrá-lo no fim de semana anterior, dias 9 e 10 deste mês, para que as famílias oeirenses possam participar na festa.
Como é habitual, serão realizados dois eventos em diferentes pontos do concelho. No dia 9 de novembro, sábado, a festa faz-se no Largo 5 de Outubro, no centro histórico de Oeiras, onde estarão também a acontecer diversas atividades relacionadas com o festival Passa a Palavra.
Já no domingo, dia 10, é o Palácio Anjos, em Algés, que recebe a festas de São Martinho, com tudo a que se tem direito, para “manter viva a tradição”, refere a Câmara Municipal de Oeiras, que promove o evento em colaboração com a Associação de Comerciantes e Empresários de Oeiras e Amadora (ACECOA).
Depois de, em 2023, terem sido distribuídas 10 toneladas de castanhas às mais de 55 mil pessoas que passaram pelos dois locais para brindar à data, este ano o número aumenta. Serão oferecidas 12 toneladas de castanhas ao todo, assadas em dois grandes grelhadores de rua, com fogueiras tradicionais.
E, apesar de ser comum acompanhar castanhas com um copo de água-pé ou jeropiga, em Oeiras a bebida é outra. Nesta celebração, o par perfeito faz-se com o vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”. O horário é o mesmo em ambos os dias: pode passar por lá entre as 11 e as 22 horas.
A entrada é totalmente livre. Depois da grande afluência do evento no ano passado, com um espírito de convívio e partilha, espera-se que este ano o Magusto seja novamente um sucesso. Até porque, tradicionalmente, o município aproveita esta celebração para acender as iluminações de Natal no concelho.
A lenda de São Martinho
A história remonta ao século IV, apontando São Martinho como um monge e cavaleiro, capaz de trazer o verão ao outono. Conta-se que um soldado romano, chamado Martinho de Tours, passava a cavalo por uma rua quando viu uma pessoa, quase sem roupa, a pedir esmola.
Como não tinha nada para lhe dar, retirou o manto que trazia consigo, cortou-o ao meio e ofereceu-o ao mendigo. Nessa altura, parou de chover e o sol começou a brilhar, sendo este momento apontado como o milagre do “verão de São Martinho“. Assim, o tempo frio e chuvoso desta época dá lugar a dias de sol e temperatura amena, para aproveitar o Magusto da melhor forma.
Carregue na galeria para ver imagens do São Martinho celebrado no concelho de Oeiras nos últimos anos.