Depois das festas de final de ano e época de férias, para muitos, janeiro é o mês de regressar à rotina. Para alguns chegou a hora de voltar às aulas, para outros isto significa passar mais tempo no escritório. E é por isso que todos anseiam pela chegada do fim de semana, para descansar e descontrair dos dias de stress. Os diferentes eventos culturais realizados no concelho de Oeiras vão ajudá-lo neste objetivo.
Pode assistir, por exemplo, ao espetáculo “Stress Street Show” que regressa para mais uma sessão, desta vez no Auditório Municipal do Taguspark, em Porto Salvo. A peça é o resultado do projeto de intervenção artística “Bairro EnCena”, que procura mobilizar jovens residentes em bairros sociais do concelho, entre os 18 e os 35 anos, através do teatro, canto, dança e audiovisual.
“Stress Street” é o nome de uma rua fictícia que abriga personagens ligadas à lusofonia. Apesar de ser gratuito, as reservas dos bilhetes devem ser feitas através do número 963 304 799 ou do email palcounanime@nullgmail.com. O projeto faz parte da intervenção do Contrato Local de Segurança de Oeiras, nos territórios do Bairro dos Navegadores e dos Empreendimentos Municipais de Carnaxide.
Também os ensaios do Coro Comunitário regressam este sábado, dia 11, ao Auditório da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, conduzido pelo maestro Alberto Araújo. O grupo nasceu no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, com o objetivo da realização do concerto de música coral com peças do Cancioneiro Revolucionário. A iniciativa está aberta a todos os que queiram participar.
A pensar nos miúdos, a “Aldeia das Lengalengas” vai estar na Biblioteca Municipal de Oeiras este sábado. Os pequenos vão poder viajar “pelas páginas de um grande livro pop-up e descobrir lengalengas da tradição oral portuguesa”. A iniciativa dura 90 minutos, sendo recomendada para miúdos entre os quatro e dez anos, que deverão estar acompanhados de um adulto. Apesar de a entrada ser livre, é necessária inscrição através do número 214 406 342 ou email gloria.martins@nulloeiras.pt.
Conheça a lista com sugestões de atividades gratuitas para fazer este fim de semana, em Oeiras.
Sábado
10 às 13 horas — Ensaio do coro comunitário “A capela e o Povo” com o maestro Alberto Araújo no Auditório da Escola Secundária Luís de Freitas Branco.
10h30 à meia-noite — Exposição de fotografia “Fábrica da Pólvora – 25 anos de um património recuperado na freguesia de Barcarena”, no restaurante Maria Pimenta na Fábrica da Pólvora de Barcarena, com as imagens vencedoras do concurso de fotografia, organizado pelo Grupo de Amigos do Museu da Pólvora Negra.
11 horas — Encontro de poesia “A Cultura Vai ao Mercado” no Mercado Municipal de Oeiras.
14h30 — Apresentação do livro “Toda Uma Vida” de José Assis na Livraria Municipal Verney, em Oeiras.
15 horas — Conferência e debate sobre Família, Democracia e o Amor — Como Estamos?” que se insere no projeto “Vem Ver a Minha Revolução — 50 revoluções para 50 anos do 25 de Abril” no Templo da Poesia.
15h30 — Sessão de contos e postal pop-up “A Aldeia das Lengalengas” na Biblioteca Municipal de Oeiras.
16 horas — Peça de teatro “Uma aventura na Selva” no Auditório Municipal Lourdes Norberto em Linda-a-Velha
17 horas — Concertos comentados com obras de G. F. Haendel e J. S. Bach, com Mariana Soares (piano) e André Cameira (flauta transversal), no Auditório Municipal Maestro César Batalha.
Domingo
10h30 às 19 horas — Exposição de fotografia “Fábrica da Pólvora – 25 anos de um património recuperado na freguesia de Barcarena”, no restaurante Maria Pimenta na Fábrica da Pólvora de Barcarena, com as imagens vencedoras do concurso de fotografia, organizado pelo Grupo de Amigos do Museu da Pólvora Negra.
19 horas — Espetáculo “Stress Street Show” do projeto Bairro EnCena no Auditório Municipal do Taguspark, em Porto Salvo.
Carregue na galeria para conhecer 15 oportunidades para aproveitar nos saldos da Zara (a partir de 9,99€).