É já este sábado, 23 de setembro, que vai poder assistir à passagem da 7.ª Regata Marquês de Pombal, destinada a embarcações tradicionais do Tejo. A largada acontece pelas 11 horas, perto da Fundação Champalimaud, em Lisboa, e os barcos vão chegando à Marina de Oeiras entre as 12h30 e as 14h30.
A prova é organizada nas “classes” de Catraios, Canoas Pequenas, Canoas Grandes, Optimist, Laser e Gamba/Raquero. Este ano, para além das embarcações tradicionais, é aberta a participação da Vela Ligeira e de Cruzeiro. Aliás, as classes de Vela Ligeira e a regata são privadas e por convite da Escola de Vela da Marina. Já as embarcações tradicionais que não desejam participar em competição, assim como os Veleiros de Cruzeiro, são convidados a acompanhar a prova, mediante inscrição prévia (sem classificação) na modalidade de Cruzeiro.
A Regata Marquês de Pombal é organizada pela Ancoras — Associação Náutica Clássicos de Oeiras e pela empresa municipal Oeiras Viva, com o apoio do Município de Oeiras. Segundo a organização, esta é uma das poucas atividades da náutica tradicional na margem norte do estuário e, em particular, na linha de Cascais e Oeiras, “importantíssima para a promoção das embarcações típicas do Tejo e para o apoio ao desenvolvimento da náutica de recreio e da vela tradicional na região”.
Todos podem assistir a este espetáculo náutico, ao longo do rio Tejo. Para observar a passagem da regata só terá de ir a algum local junto da orla ribeirinha como, por exemplo, os passeios marítimos de Caxias e Oeiras, ou mesmo a Marina de Oeiras, para poder também acompanhar a chegada das embarcações. Após as 14h30, serão feitos alguns batismos de navegação, abertos à população, mediante inscrição.
A par com a regata, há ainda outras atividades marcadas para este dia, inseridas na programação do evento. Entre as 10 horas e o meio-dia, há um workshop de pinturas tradicionais na Piscina Oceânica de Oeiras. Para as 15 horas está marcado o convívio das tripulações, também na Piscina Oceânica, em regime privado. Porém, às 16h30 irá acontecer a entrega de prémios e este evento será aberto ao público, contando ainda com um recital de poesia náutica e uma sessão de fados, a decorrer na Piscina Oceânica.
Para o dia seguinte, domingo, 24 de setembro, está marcada a terceira edição do Cruzeiro de Oeiras a Cascais. Este evento, assim como a regata, estão incluídos na programação da Marinha do Tejo. A largada é dada às 11 horas na Marina de Oeiras e a chegada à Baía de Cascais está marcada para as 13 horas.
Antes disso, às 9 horas, irá decorrer um workshop de iniciação à vela na Marina de Oeiras. Se ficou com vontade de participar em alguma das atividades paralelas, como workshops e batismos, em cada um dos dias, contacte o número 938 783 184.
No vídeo em baixo, pode ver como correu a edição de 2022 da Regata do Marquês de Pombal.