na cidade

Quiz NiO: Pensa mesmo que sabe tudo sobre a história de Oeiras?

Responda a estas dez perguntas para provar se é (ou não) um verdadeiro conhecedor do seu concelho.
Vamos testá-lo.

Oeiras foi, desde a pré-história, um local propício à fixação de populações por estar à beira do rio Tejo, ter um clima ameno, muita água e bons solos para a agricultura. As escavações arqueológicas feitas no concelho dão conta de um conjunto de estruturas habitacionais e defensivas do Calcolítico Inicial.

Foram descobertos materiais de origem fenícia, que indicam relações comerciais com regiões do Mediterrâneo, e vestígios do Período Romano em diversas localidades do concelho, como é o caso do mosaico romano existente na Rua das Alcássimas, em Oeiras. Também o Período Árabe deixou algumas marcas na região.

Até à formação do concelho, Oeiras foi um reguengo integrado em Lisboa, com forte exploração agrícola, assim como fixação de ordens religiosas. A região é também conhecida pelas suas fortificações beira-rio, oficinas, palácios e grandes quintas.

A partir do século XVIII, Oeiras passou a ser concelho e passou a ficar ligada a uma grande figura da história do País, Marquês de Pombal. A construção da linha férrea e, mais tarde, da Estrada Marginal, dinamizou o concelho e fez crescer o turismo, sobretudo na época balnear.

Atualmente, Oeiras é um dos concelhos mais dinâmicos e cool do País. Sobre isso, não há quaisquer dúvidas. Todas as semanas, mesmo em tempos de pandemia, surgem novas lojas ou restaurantes. Além disso, a aposta nos jardins e espaços públicos é constante. E, com a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, a área cultural está a ser ainda mais dinamizada do que o habitual.

A New in Oeiras desafia-o a responder a um novo quiz sobre a história do concelho. Tem dez perguntas para mostrar o que vale e provar que sabe mesmo tudo sobre o seu concelho.

Quiz NiO: Pensa mesmo que sabe tudo sobre a história de Oeiras?

Oeiras é uma terra cheia de história. Tem um passado rico de informação, vários monumentos e marcos históricos importantes. Mas será que sabe tudo sobre a história do Seixal? É isso que vamos testar.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA