na cidade

Quer cultivar os seus legumes e vegetais? Já se pode candidatar nas Hortas Urbanas

Desde o dia 1 de janeiro que se pode inscrever para ter o seu espaço de cultivo.
Uma das cinco hortas do concelho.

Sempre sonhou ser agricultor ou pelo menos gostava de poder cultivar os legumes e os vegetais que consome? Então, tem a oportunidade de se candidatar, através do site da Câmara Municipal de Oeiras, a um espaço nas Hortas Urbanas do concelho.

A ideia desta iniciativa é incentivar os oeirenses ao uso de práticas agrícolas tradicionais e à produção biológica. Promovendo, assim, a adoção de produtos biológicos sem recurso a agroquímicos; a criação de espaços verdes; sensibilizar a para o respeito e defesa do ambiente, e potenciar a biodiversidade e a estrutura ecológica do concelho.

Todas as pessoas interessadas podem candidatar-se a talhões em hortas comunitárias implementadas em terrenos municipais. Estes terrenos fazem parte de espaços verdes e de lazer e estão equipados com abrigos de ferramentas, compostores e pontos de água.

A seleção é feita em função da proximidade da residência à horta e pela ordem de inscrição. Depois é acordado uma utilização com duração anual, renovável por um período máximo de cinco anos.

E mesmo que ache que não percebe nada de cultivo, não se preocupe. Os candidatos a agricultores têm formação prática e teórica sobre agricultura biológica e sobre o regulamento de utilização dos espaços. Pois é exigido o cumprimento de técnicas de agricultura sustentável. 

Atualmente, há cinco hortas urbanas no concelho: a da Pedreira Italiana, em Caxias; a de Outurela, na freguesia de Carnaxide; a de Cacilhas, Oeiras; a do Moinho das Antas, junto à Biblioteca Municipal de Oeiras, e a da Quinta Pedagógica de Linda-a-Velha.

Desde o dia 1 de janeiro que já se pode inscrever. Para isso, só tem de conhecer o regulamento e submeter a candidatura online.

tags: Câmara Municipal de Oeiras, hortas urbanas, isaltino morais, legumes, oeiras, vegetais