na cidade

Quem é a bombeira de Carnaxide que está a fazer sucesso nas redes sociais?

A publicação com Débora Laborde alcançou as 302 mil visualizações. É o vídeo mais visto da página oficial dos Bombeiros de Carnaxide.
A jovem tem 25 anos.

Débora Laborde começou a trabalhar no quartel dos Bombeiros de Carnaxide em 2018, motivada pelo desejo de querer ajudar o próximo e contribuir para a comunidade. Neste momento, concilia os turnos de 24 horas com a licenciatura em Proteção Civil no ISEC, em Lisboa, onde está a terminar o segundo ano. É também cofundadora da Oceanum Liberandum, associação sem fins lucrativos. Tudo isto, ao mesmo tempo que faz vídeos para as redes sociais e cresce como criadora de conteúdos.

“Quando percebi que queria continuar a ser bombeira, tornou-se claro que teria de continuar a expandir os meus conhecimentos com uma licenciatura, mas nem sempre é fácil de conciliar”, explica a jovem de 25 anos. 

Na conta de Instagram, Débora soma 42 mil seguidores e no TikTok conta com 39,7 mil fãs. Os vídeos partilhados retratam o seu dia-a-dia, assim como os longos turnos nos bombeiros, onde assume a função de assistente médica. Entre as suas funções estão as idas a cenários de acidente, para primeiros socorros. Nos vídeos, a bombeira mostra a reposição de material médico nas ambulâncias de serviço e a caminho das ocorrências.

A viagem pelo mundo da criação de conteúdo começou pela paixão por edição de vídeo e pelo desejo de querer tornar as memórias permanentes. “Há colegas que se esquecem que viveram certas experiências e eu tenho medo que o mesmo aconteça, por isso prefiro documentar tudo”. Os primeiros conteúdos foram feitos no ano passado, no Tiktok.

Da sua conta pessoal, passou para a página oficial dos Bombeiros de Carnaxide. “Durante cada turno, faço sempre stories a mostrar o que estou a fazer, mas agora a gestora de redes sociais dos Bombeiros de Carnaxide viu os vídeos e perguntou-me se podia publicar. Claro que aceitei”, conta. O vídeo de Débora, publicado no Facebook da corporação, tornou-se viral. Lançado no final de novembro, conta com 302 mil visualizações.

A publicação teve também mais de 50 comentários, várias partilhas e cerca de dois mil gostos. “Os comentários não são novos para mim, há sempre imensos no sentido sexista, mas não é algo que me afeta porque senão não estaria a publicá-los”, afirma. Acrescenta ainda que “para comentar algo negativo, é mais fácil de chegar à página de forma pública. No entanto, sempre que recebo elogios vão parar às mensagens privadas”.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Bombeiros de Carnaxide (@bombeiros_carnaxide_1122)

Entre críticas e elogios, Débora promete continuar a fazer o seu percurso nas redes sociais. “Recebo imensas mensagens de meninas a dizer que as incentivei a fazer o mesmo e há mesmo quem se inscreva na recruta dos bombeiros por essa influência, de verem, na realidade ,como é a vida de uma bombeira em Portugal“, explica.

Paralelamente, Débora é a atual presidente da Associação Oceanum Liberandum, que nasceu em 2022. Desde então, já conquistou cinco recordes Guinness: um deles foi alcançar o maior número de mergulhadores em 12 horas e outro em 24 horas. Também fizeram a maior frase do mundo com material recolhido dos mares e ainda a maior exposição fotográfica do mundo, com a missão de consciencializar para espécies em vias de extinção. Todos os anos são organizadas limpezas e eventos, para juntar mais voluntários e sócios.

Débora partilha momentos da sua vida nas redes sociais.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA