Pela terceira semana consecutiva, Portugal continental vai registar uma subida significativa das temperaturas. A partir deste domingo, os termómetros poderão mesmo atingir os 40 graus, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Esta situação meteorológica é favorável ao transporte de massas de ar tropicais provenientes do sul da Península Ibérica ou do norte de África, as quais serão responsáveis por uma subida dos valores da temperatura máxima”, garantem os especialistas do instituto.
Os dias mais quentes serão no próximo domingo e na segunda-feira, 15 e 16 de junho. No entanto, o calor intenso poderá manter-se até ao final dessa semana. Os valores da temperatura máxima vão estabelecer-se entre os 33 e os 40 graus.
As regiões mais afetadas, segundo o IPMA, serão as do vale do Tejo, Beira Baixa e o sul de Portugal. Na faixa costeira é possível que as temperaturas sejam inferiores, “como resultado do efeito moderador da proximidade ao mar e entrada da brisa marítima durante as tardes.”
Para lidar com o calor intenso, a Direção-Geral da Saúde recomenda consumo de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar. O sol estará mais forte entre as 11 e 17 horas, por isso, desaconselhada a exposição prolongada durante este período.