na cidade

Prepare-se para olhar para o céu: vem aí mais uma edição do Oeiras Air Show

A praia de Santo Amaro de Oeiras volta a ser o cenário escolhido para o espetáculo aéreo. Está marcado para 30 de setembro.
O acesso ao evento é livre.

Aviões a passar em alta velocidade por cima da Praia de Santo Amaro de Oeiras, enquanto fazem manobras de cortar a respiração. Foi isso que aconteceu no espetáculo aéreo que decorreu a 16 de outubro de 2022 e é isso que vai voltar a decorrer já no final deste mês. Marque na agenda: no dia 30 de setembro, sábado, o Oeiras Air Show regressa ao mesmo local, para voltar a surpreender os oeirenses (e não só). 

“Depois do sucesso alcançado pelo primeiro Oeiras Air Show, em 2022, pelo Lisboa Air Race em 2016, e pelo NOS Air Race em 2014, é agora a vez da estreia do Oeiras Air Show powered by ARC, um conceito mais inovador e transversal”, refere o Município de Oeiras. 

Considerado por muitos como um dos mais espetaculares eventos aeronáuticos do mundo, a iniciativa terá também uma demonstração de corridas de aviões. Este circuito de corrida, inspirado nas famosas Reno Air Races e RedBullAirRace, conta já com 50 anos de existência nos Estados Unidos da América e “coloca em prova alguns dos melhores pilotos do mundo, que prometem surpreender os espectadores com manobras alucinantes”, garante a organização.

Este evento de grande escala reúne pilotos de várias nacionalidades. Além disso, o Oeiras Air Show vai contar com 35 aeronaves, entre civis e militares e 100 drones a acompanhar tudo. Mas a diversão não fica por aqui. Está marcado também um espetáculo noturno, com pirotecnia em aviões, à semelhança do que foi realizado em 2022.

Por isso, prepare a máquina fotográfica (ou lembre-se de carregar a bateria do telemóvel), porque vai querer, certamente, registar todos os momentos das apresentações aéreas, entre corridas e acrobacias que o vão deixar sem fôlego. 

A organização refere, ainda, que vai existir uma zona de exposição, garantindo “mais de nove horas de ação, num evento desenhado para todas as famílias e de acesso gratuito”. Tal como aconteceu no ano passado, são esperadas milhares de pessoas na zona da Praia de Santo Amaro de Oeiras, entre o areal e ao do passeio marítimo, para assistir de perto ao espetáculo, que vai acontecer ao longo do dia, entre as 11 e as 22 horas.

“Oeiras é o concelho do País associado à inovação, por excelência, e com uma forte presença do setor da aeronáutica. Isto, associado à beleza das nossas praias e do nosso passeio marítimo e atração de visitantes a Oeiras, revelam esta aposta na captação de grandes eventos de renome internacional”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, relembrando o sucesso do evento em 2022.

Para Nuno Molarinho, CEO da empresa organizadora, é um evento imperdível para quem gosta deste tipo de espetáculo: “A edição deste ano vai ainda mais longe ao combinar um fantástico Air Show com um desafiante e inovador setup de corrida de aviões, num dia cheio de surpresas, que vai ficar marcado por um espetáculo que une o desempenho excecional dos melhores pilotos de acrobacia e corridas do mundo à inovação e tecnologia das aeronaves mais modernas do mercado. É um evento único no mundo e com enorme potencial de prestígio para todas as instituições e parceiros envolvidos. Oeiras despede-se do verão de forma espetacular”.

Se quiser ir até lá, tenha atenção, pois haverá condicionamentos de trânsito, entre as 13h30 e as 22 horas. Será interrompida a circulação na Avenida Marginal (EN6), em ambos os sentidos, entre Paço de Arcos e a Praia da Torre, assim como na Rua José Diogo da Silva, em Santo Amaro de Oeiras, a partir da rotunda em direção à Avenida Marginal. Apenas estarão autorizados a circular os veículos que queiram aceder à Prio e Uber Eats ao McDonald’s. O McDrive estará encerrado.

A Câmara Municipal de Oeiras aconselha a que os cidadãos privilegiam o uso dos transportes públicos e dos parques de estacionamento nas imediações do evento, como o da Praia de Paço de Arcos, a Associação de Comandos, o Jardim Municipal de Oeiras, a estação de Oeiras, os Jardins do Palácio do Marquês de Pombal e a Fundição de Oeiras.

Carregue na galeria para ver imagens do Air Show do ano passado e saber o que poderá esperar da edição deste ano.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA