na cidade

Praias de Oeiras vão ter semáforos e limpeza reforçada

A garantia é dada pela Câmara Municipal que investiu 400 mil euros para implementar novas medidas no concelho.
Este ano há mais cuidados a ter.

Já toda a gente sabe que este ano ir até à praia implica seguir novas regras. Haverá um limite máximo de pessoas nos areais. E, como vivemos tempos de pandemia, a Câmara Municipal de Oeiras decidiu investir 400 mil euros na higiene e segurança das praias do concelho.

A época balnear arranca a 10 de junho. Está prevista uma nova organização dos areais, com limpeza e desinfeção diárias dos equipamentos, e instalação de um sistema de semáforos e de sinalética nas praias.

Este ano, Oeiras tem mais duas Bandeiras Azuis, além das praias de Santo Amaro e da Torre, também Paço de Arcos e Caxias têm o galardão. Porém, a atual situação de pandemia exige uma série de cuidados extra. Por isso, haverá uma reorganização dos espaços do areal e a par da limpeza das praias, os equipamentos de apoio terão limpeza e desinfeção diárias, como os passadiços e equipamentos de deposição de resíduos, entre outros.

Como já tinha sido anunciado pelo Governo, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde, as praias devem ter semáforos para que seja mais fácil o controlo nas praias. Por isso, Oeiras aderiu à utilização destes sinais, tendo já comprado 12, que vão ser colocados nas entradas das quatro praias e que alimentarão a App Info Praia sobre a lotação dos areais. Disponível gratuitamente para iOS e Android e no site da Agência Portuguesa do Ambiente. 

À chegada à praia, os banhistas vão encontrar painéis informativos, com a planta da praia e as novas regras de utilização.

As pessoas com mobilidade condicionada vão continuar a poder tomar banhos de mar, em segurança, pois o projeto Praia Acessível será mantido na praia de Santo Amaro de Oeiras, nos meses de julho e agosto. Os Jovens em Movimento vão continuar a marcar presença assídua nas praias, com as equipas a zelar pela limpeza e manutenção e a sensibilizar os utilizadores.

Este ano, excecionalmente, a Câmara Municipal de Oeiras vai pagar os salários dos 22 nadadores-salvadores. Esta é mais uma forma de incentivar a economia dos concessionários e garantir a segurança dos banhistas.

tags: coronavírus, covid-19, higiene, mar, oeiras, praias

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras