Poder chegar ao areal sem problemas, dar um mergulho no mar e aproveitar a praia em pleno são atividades que devem estar acessíveis a todos os munícipes, sem exceção. Por isso, a Câmara Municipal de Oeiras tem vindo a promover, todos os verões, um serviço gratuito chamado “Praia Acessível”, disponível na praia de Santo Amaro de Oeiras, a todos aqueles que precisam.
O projeto, que se destina a pessoas com mobilidade condicionada, com deficiência ou temporariamente incapacitadas, tem como objetivo facilitar o acesso das mesmas à praia e aos banhos de mar, em segurança, com todos os benefícios lúdicos e terapêuticos que estas atividades oferecem.
Assim, o serviço disponibiliza, gratuitamente, cadeiras de praia anfíbias, que permitem a deslocação no areal e até ao mar, de forma mais facilitada. Foram também reforçados outros meios de apoio à mobilidade como, por exemplo, os passadiços, com uma extensão superior a 60 metros, que muito facilitam a passagem de pessoas com cadeiras de rodas, com carrinhos de bebé, entre outras.
Desta forma, o município consegue também promover a integração social de pessoas com deficiência e contribuir para a reabilitação física e psicológica de pessoas com incapacidade e em situação de dependência.
Este é um projeto que se realiza desde 2005, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, a CERCIOEIRAS, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oeiras e a Associação Juvenil Pró-Atlântico.
Este ano, a “Praia Acessível” teve início a 1 de junho, dia em que arrancou a época balnear nas praias do concelho. A iniciativa funciona de forma gratuita, na Praia de Santo Amaro de Oeiras (junto ao bar ‘O Amarelo’), de segunda-feira a domingo, entre as 9 e as 13 horas, até 30 de setembro. É necessário fazer marcação prévia, junto da Divisão de Coesão Social, através do número de telefone 214 408 519 ou do email dcs@nulloeiras.pt.