Pode parecer que o Natal ainda está longe, mas em poucas semanas as ruas ficam iluminadas, as casas adotam a decoração da época e começam a ouvir-se as músicas típicas um pouco por todo o lado. Para quem é fã da quadra, os preparativos começam muito tempo antes e é precisamente isso que está a acontecer em Porto Salvo.
Como é tradição, todas as localidades do concelho de Oeiras enfeitam-se a rigor para celebrar o Natal e há quem queira fazê-lo de forma original. Tal como no ano passado, a Junta de Freguesia de Porto Salvo decidiu criar uma árvore de Natal criativa, de forma a tornar este símbolo da época ainda mais especial.
O motivo: é feita com o contributo da população local. A ideia é criar uma árvore de Natal de crochet, composta por diferentes pedaços costurados pelos cidadãos. “No ano passado, a nossa comunidade uniu-se de forma incrível e criámos uma árvore de Natal com três metros de altura. O resultado foi um sucesso, mostrando a criatividade e o espírito de união de Porto Salvo”, refere a Junta.
“Apesar de ainda estarmos longe do Natal, queremos divulgar esta iniciativa com antecedência para dar a oportunidade a todos de participar e, juntos, construirmos uma árvore ainda maior”, acrescenta. Se quer contribuir também para esta árvore comunitária, pegue já nas linhas e agulhas.
Poderá oferecer um ou mais quadrados de crochet (com tamanho de 21 por 21 centímetros), com cores alusivas à época natalícia. As entregas podem ser feitas diretamente na Junta de Freguesia de Porto Salvo até ao dia 4 de novembro.
O objetivo é superar a árvore de 2023, com mais quadrados de crochet para que possa ser ainda maior. Além de tornar o ambiente mais acolhedor, este é visto como um símbolo de união e entreajuda da população, através da arte manual do crochet.