na cidade

Pode aprender a lutar como o Bruce Lee numa escola em Oeiras

A Jeet Kune Do Lisboa fica em Linda-a-Velha e ensina a arte marcial desenvolvida pela estrela de cinema.
Bruce Lee é o criador do Jeet Kune Do.

Se sempre sonhou dar golpes, socos e pontapés com a habilidade de Bruce Lee, pode começar já. Na escola Jeet Kune Do Lisboa vai aprender a arte marcial desenvolvida pelo ator e revelar o poder pessoal, a estabilidade e a segurança do mestre. Fica em Linda-a-Velha e há aulas todas as segundas e quartas-feiras.

Para quem não conhece, o Jeet Kune Do foi criado por Lee na década de 60 como uma adaptação de técnicas tradicionais das artes marciais. O artista e lutador achava as técnicas demasiado rígidas para serem usadas como forma de defesa em situações de violência na rua. Decidiu então criar um sistema baseado na flexibilidade, prática, eficiência e rapidez.

Mikael Martins, de 32 anos, é o proprietário e instrutor da Jeet Kune Do Lisboa. É francês, filho de pais portugueses, e mudou-se de Paris para Portugal há oito anos. Apaixonado pela luta, acredita que toda a gente pode aprender, basta ter curiosidade e vontade. “Pretendemos ensinar o Jeet Kune Do a quem partilha a mesma paixão que nós pelas artes marciais.”

As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 20 horas às 21h15, e têm o valor mensal de 30€. Todos os alunos treinam em conjunto. Não há separação por nível, género ou idade. “Acredito que os alunos progridem muito mais quando treinam todos juntos”, explica Mikael.

As artes marciais fazem parte da vida do francês desde que era miúdo. A sua primeira experiência foi aos sete anos com o Aikido. Já adolescente, praticou também o Karaté durante dois anos com o campeão mundial Joel Barst. Encontrou no Jeet Kune Do a liberdade e flexibilidade que faltavam nas outras modalidades que tinha praticado, principalmente em termos de defesa pessoal. “É uma arte marcial bastante completa. Cobre todas as distâncias de combate e tem uma filosofia de liberdade de expressão e criatividade na qual me enquadro”, conta à New in Oeiras.

Mikael é francês e tem alunos de todas as idades.

Tornou-se instrutor ainda em França, em 2010, e logo depois mudou-se para Portugal, onde abriu a escola. Inicialmente, treinava em Lisboa e desde 2016 está em Linda-a-Velha. No espaço, além das técnicas desenvolvidas por Bruce Lee, ensina defesa pessoal e Kali, uma arte marcial de origem filipina.

Pode soltar o lutador que há em si e desenvolver novas capacidades. A Jeet Kune Do Lisboa fica na EB1 Armando Guerreiro, na Rua João de Deus. Para mais informações entre em contacto pelo e-mail martins_mikael@nullyahoo.fr.

Quem manda nisto tudo

Nome: Mikael Martins
Idade: 32 anos
Arte marcial favorita: “O Jeet Kune Do, sem dúvida.”
Guilty pleasure: “Acho que não poderia viver sem poder comer sushi com os amigos.”
Convença-me a visitar este espaço: “Quantas coisas poderiam mudar a sua vida e nunca chegou a experimentar?”

tags: artes marciais, Bruce Lee, Jeet Kune Do, Jeet Kune Do Lisboa, linda-a-velha, oeiras

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras