na cidade

Pela primeira vez, Oeiras tem duas praias com Bandeira Azul

Ao todo, Portugal tem 352 praias premiadas.
Praia da Torre é uma das premiadas.

Oeiras está de parabéns. Pela primeira vez, o concelho vai ter direito a duas praias com Bandeira Azul, a da Torre e a de Santo Amaro. A região do Tejo vai ter 54 locais na tabela, 45 costeiras e nove fluviais, mais seis em relação ao total do ano passado.

Ao todo, Portugal vai ter Bandeira Azul em 352 praias, incluindo Açores e Madeira, das quais 317 são costeiras e 35 fluviais. Dos locais distinguidos em 2019, o Algarve tem 88 praias costeiras na lista e continua, assim, a ser a região do País com mais qualidade — apesar de a praia do Pintadinho, no concelho de Lagoa (distrito de Faro), ter perdido este ano o selo.

Segundo a Associação Bandeira Azul, este ano será lançado um concurso aos concessionários das praias para diminuírem o consumo de plástico descartável, mas ainda não adianta mais detalhes sobre a iniciativa.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído anualmente a zonas que cumpram uma série de critérios, como qualidade da água, segurança, serviços, equipamentos e informação. A lista completa de praias escolhidas pode ser consultada online.

Em 2019, o Programa Bandeira Azul quer continuar a sensibilizar para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80 por cento do lixo marinho tem origem em atividades em terra e, todos os anos, entre 1,15 e 2,41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

tags: bandeira azul, oeiras, praia da torre, praia de santo amaro, praias

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras