na cidade

Peça Unika é o projeto convidado da próxima edição do Jamor com Arte

A marca, criada pela oeirense Irina Bicudo, estará presente no mercado que acontece este domingo, 14 de maio. A entrada é livre.
Tem vários acessórios à escolha.

Se é fã de mercados de rua, certamente já conhece o Jamor com Arte que, no segundo e quarto domingo de cada mês, se instala no Centro Desportivo Nacional do Jamor, perto do rio, na zona da canoagem. Por lá vai encontrar projetos de arte, artesanato e design, de artistas nacionais (mas não só).

“O projeto Jamor com Arte pretende ser um mercado de autores, artes e ofícios. Privilegiamos o artesanato nacional e queremos dar visibilidade aos projetos de artistas portugueses. Temos como objetivos principais dinamizar o espaço do Jamor, apresentar à comunidade um conjunto de projetos originais, com autores de diversas áreas, e dar-lhes oportunidade de apresentarem e venderem os seus produtos”, contou à New in Oeiras, Cristina Lopes, responsável pelo mercado.

São muitas as bancas com artigos de joalharia, pintura, ilustração, roupa, acessórios de moda, decoração, artes manuais, produtos biológicos, entre outros. No recinto, há também uma zona dedicada à gastronomia, com várias opções de street food, incluindo comida saudável e vegan, para que todos possam ter alternativas.

“Como o horário é alargado, tem todo o sentido termos sítios onde as pessoas se possam alimentar, onde possam almoçar ou lanchar enquanto visitam o mercado. A nossa ideia é ter também música ao vivo para animar o público. Além disso, pela localização, é um evento que privilegia também a natureza”, garante Cristina Lopes. “Há muita gente a querer ir para os mercados de Lisboa, porque é onde estão os turistas. Mas é importante continuarmos a apostar nos mercados locais, aqui no concelho de Oeiras”, conclui. 

É uma ótima oportunidade de passear ao ar livre, num espaço agradável, conhecer artesãos e artistas locais e até de comprar algo para si, para a casa ou até um presente para oferecer. Por vezes há também workshops a acontecer. É, sem dúvida, um bom programa para fazer em família e nem os companheiros de quatro patas ficam de fora. O mercado está aberto à presença de animais, por isso pode levar o seu patudo a acompanhá-lo neste passeio (sempre com trela). 

Atualmente, o Jamor com Arte é organizado pelo Mercado do Rio (que realiza também o Indie Market nos Nirvana Studios, em Barcarena), com o apoio do Centro Desportivo Nacional do Jamor. Há estacionamento gratuito, espaços verdes para passear e ainda atividades por perto que pode fazer com os miúdos como, por exemplo, o mini golf. O mercado acontece no Parque Urbano do Jamor entre as 10 e as 18 horas. 

O projeto convidado do mês

De forma a dar a conhecer melhor os projetos que fazem parte do mercado, mensalmente há um ou dois que se destacam. “Todos os meses teremos um projeto convidado e outro que será ‘cabeça de cartaz’, por assim dizer. Será apenas uma vez por mês e irá abranger todos os que fazem parte da comunidade do Mercado do Rio Jamor com Arte”, revela Cristina Lopes.

Em maio, o destaque é dado à oeirense Irina Bicudo, criadora da Peça Unika, um projeto de bijuteria, artesanato, upcycling (reutilização criativa das peças) e pintura de mandalas. Desde muito cedo ligada às artes, sempre gostou de desenhar e sempre sentiu a criatividade a pulsar. “Peça Unika surgiu como uma conquista e realização do sonho de poder viver da minha criação artística. A arte esteve sempre em mim e eu estive sempre na arte. O desenho, artesanato, a bijuteria, reciclagem e transformação de materiais, costura, macramé, entre outros, foram as grandes primeiras inspirações”, conta Irina. 

Sempre à procura de novas formas de explorar a sua criatividade, interessou-se pelo pontilhismo, uma técnica de pintura, que começou a usar para criar mandalas únicas. “Em 2018, tive a oportunidade de participar num workshop de mandalas com a técnica de pontilhismo e nunca mais parei. Desde então, comecei a praticar e a treinar novas formas de pontilhismo e, ao longo dos anos, acabei por criar uma técnica própria, ou seja, um ponto único. É também por esta razão que as mandalas que crio são tão diferentes. Cada mandala é uma ‘Peça Unika’, mas que nasce sempre com a mesma energia de paz, amor e cura”, afirma a artesã que garante que “não existe um trabalho igual ao outro”. 

“Desenhar ou pintar uma mandala é dar um passo gigante no processo de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Com este exercício aprendemos a desenvolver a paciência, a concentração e o foco para vivermos no momento presente. A pintura de mandalas é há muito conhecida e uma terapia com imensos benefícios. É algo que desenvolvo já há alguns anos e que sinto que pode ser extremamente útil para quem esteja disponível e com vontade de aprender. É relaxante e viciante, quase uma terapia ocupacional”, assume. 

Dessa forma, Irina dá também workshops de pintura de mandalas sobre tela ou pedra. A artesã garante que qualquer pessoa, mesmo sem prática artística, pode criar uma peça. “Os workshops de Mandala Therapy by Irina Bicudo têm tido um feedback incrível. Miúdos e graúdos adoram, divertem-se e relaxam aprendendo algo completamente diferente”, garante. 

Pode, então, passar pelo Jarmor com Arte neste domingo, 14 de maio, para conhecer a Peça Unika, entre muitos outros projetos que estarão por lá. Se quiser acompanhar de perto o trabalho de Irina Bicudo pode também seguir o seu projeto no Facebook e Instagram

As mandalas pintadas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA