na cidade

Palácio Marquês de Pombal vai ter uma feira de ciência — e a entrada é livre

Acontece a 17 de setembro e conta com muitas atividades para todas as idades para ficar a conhecer o mundo dos microrganismos.
Descubra o mundo invisível.

Estamos sempre a falar de bactérias e de como fazem mal à saúde. Mas será mesmo assim? E é exatamente para esclarecer alguns mitos e responder a algumas dúvidas dos mais curiosos, que os Jardins do Palácio Marquês de Pombal recebem uma feira de ciência a 17 de setembro, terça-feira. Assim, celebra-se o Dia Internacional do Microrganismo, das 10 às 17 horas, com atividades para todas as idades e entrada livre.

Durante todo dia, vai ficar a saber qual o papel das nanopartículas no tratamento de águas, com a atividade Podução de Energia e Tratamento de Águas: Os Superpoderes das Nanopartículas; ou pode descobrir onde estão as bactérias no nosso corpo com Bactérias: Amigos ou Inimigos?, e ficar a saber como usar um microscópio no Vem Abrir a Porta do Mundo Microscópico com uma Chave de Luz.

Tem ainda as iniciativas Bactérias e Viagens Inter-estelares, para explicar como é possível algumas bactérias viajarem no espaço e A Levedura na Biotecnologia e na Doença — Bela ou Monstro?, onde vai ficar a conhecer várias espécies deste fungo e o que fazem.

E para perceber por que é que algumas bactérias são resistentes a antibióticos, A Química e o Microrganismo: A Dinâmica da Vida é uma atividade interativa que lhe exemplifica a sua sobrevivência através de uma reação química. Sobre este tema, há também a iniciativa Bactérias Humanas e Resistência aos Antibióticos, para conhecer a melhor forma de utilizar os medicamentos e como podem ser utilizados para combater bactérias resistentes.

Para os miúdos há o jogo de cartas Super Bactérias e o MICRObowling, onde os mais pequenos vão ficar a conhecer alguns conceitos relacionados com o microbioma humano, ou seja, o conjunto de bactérias, vírus e fungos que compõem o nosso organismo.

Participe e conheça melhor este mundo apenas visível ao microscópio. O evento é organizado por investigadores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa. A entrada é livre e não é necessária inscrição prévia.

tags: bactérias, Dia Internacional do Microrganismo, feira de ciência, fungos, jardins do palácio Marquês de Pombal, oeiras, Palácio Marquês de Pombal, Universidade Nova de Lisboa, vírus