Já pode desinstalar todas as outras aplicações para ver os horários e percursos da Carris Metropolitana. Agora basta consultar o Google Maps, uma das apps de navegação mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo, para encontrar tudo o que precisa saber.
A disponibilização da informação, relativa às ligações asseguradas pela transportadora, acontece mais de seis meses após o início da operação na Margem Sul e um mês após o arranque na Margem Norte do Tejo. Durante esse período, os horários e percursos estavam disponíveis apenas no site oficial e nas aplicações Moovit e CityMapper.
“A Carris Metropolitana chega à Google Maps com o intuito de permitir aos passageiros planear as suas viagens de forma cada vez mais imediata”, lê-se em comunicado. Na prática, a partir de agora, basta selecionar a opção “Transportes Públicos” no separador de planeamento de viagens e irá encontrar todas as linhas da nova operadora, categorizadas pelas cores que correspondem à sua tipologia.
Para ter acesso aos horários e percursos basta inserir o destino e a origem pretendidos, nos campos assinalados, e deixar o motor de busca funcionar. As rotas sugeridas pela aplicação são ordenadas por duração e distância e, neste momento, já incluem centenas de linhas rápidas, longas e circulares da operadora de transportes.
“Como a ideia é deixar o carro em casa e seguir viagem de transportes públicos, a integração da Carris Metropolitana na Google pressupõe que o passageiro tenha ainda acesso a todas as ligações com os outros meios de transportes que circulam na Área Metropolitana de Lisboa”, afirma a empresa.