na cidade

Os Passeios com História no Tejo regressam em agosto — e continuam a ser gratuitos

Há 15 datas disponíveis. Esta é uma iniciativa do Município de Oeiras e da Ancoras — Associação Náutica Clássicos de Oeiras.
Imagem: Município de Oeiras

Depois do enorme sucesso da iniciativa no mês de julho, os Passeios com História vão continuar. As inscrições para agosto já estão abertas, por isso, caso não tenha conseguido aproveitar esta atividade turística, pode fazê-lo entre os dias 1 e 31 do próximo mês. 

Esta é uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras em parceria com a Ancoras — Associação Náutica Clássicos de Oeiras, que disponibilizam ao público um conjunto de passeios gratuitos em embarcações típicas do Tejo. São passeios de dinamização cultural e turística, onde os cidadãos poderão viver uma experiência de vela tradicional, numa canoa típica, armada com uma vela latina. 

Os passeios realizam-se entre até outubro, com quatro programas diferentes. São eles: “As Embarcações Típicas do Estuário do Tejo, à Vela”, “Os Fortes da Barra por Mar & Defesa Marítima de Lisboa, à Vela”, “Roteiro de Mar e Património — Passeio à Vela Latina na Barra do Tejo e Visita ao Museu da Direção de Faróis” e “Roteiro de Mar e Património — Visita por Mar aos Fortes Marítimos da Barra e Visita ao Núcleo Museológico da Artilharia de Costa da Bataria da Lage”.

Em agosto, o programa a realizar será “As Embarcações Típicas do Estuário do Tejo, à Vela”. Os passeios irão decorrer em dois horários diferentes: das 9h30 às 11 horas e das 11 horas às 12h30.

Tome nota das datas no mês de agosto e escolha a que for mais do seu agrado para um passeio com amigos ou família. Na primeira semana de agosto, os passeios serão realizados entre dia 1, segunda-feira, e dia 6, sexta-feira. Na segunda semana, poderá aproveitá-los nos dias 9 e 11, terça e quinta-feira.

Na terceira semana de agosto, a iniciativa decorre nos dias 17 e 18, quarta e quinta-feira, respetivamente. Na semana seguinte, tem três oportunidades de se aventurar no Tejo, nos dias 24, quarta-feira, 25, quinta-feira, e 27, sábado. Na última semana do mês, será nos dias 30 e 31, terça e quarta-feira, que se vão realizados os passeios.

A Marina de Oeiras é o ponto de partida das embarcações, mas não se esqueça que é necessária a presença no local de embarque (Pontão E, junto à porta de entrada, a meio do passadiço da Marina) com 15 minutos de antecedência. É aconselhado que os participantes levem roupa e calçado confortável, de preferência com sola rasa (sem saltos altos ou em bico), um corta-vento e também um chapéu para o sol. Não se esqueça do protetor solar e de levar água para se manter hidratado.

Todos os passeios requerem inscrição prévia, limitadas às vagas disponíveis. Para saber mais informações pode ligar para o número de telefone 214 430 799 ou enviar um email para turismo.palacio@nulloeiras.pt. As reservas têm que ser efetuadas até 48 horas antes da realização do passeio, através do Posto de Turismo do Palácio do Marquês de Pombal, pelo email loja.cmo@nulloeiras.pt ou telefone já indicado, com o nome completo, email e número de contacto. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA