na cidade

Os melhores programas à borla para fazer este fim de semana em Oeiras

Eventos de beleza, literatura, música e desporto estão entre as atividades propostas, para fazer em família, com amigos ou sozinho.
Um fim de semana em cheio.

Sabe o que é a biblioterapia? E que existe o Dia Internacional do Fascínio das Plantas? Comece já a planear o fim de semana, porque nos próximos dias há muito para conhecer e descobrir em Oeiras. Pode começar o sábado, 18 de maio, a fazer exercício físico, depois visitar uma exposição, participar num evento literário e acabar o dia num concerto gratuito em Algés, por exemplo. 

Nesta data, assinala-se Dia do Fascínio das Plantas, que será celebrado num evento no Mercado Municipal de Oeiras. A iniciativa vai “permitir explorar as complexidades e maravilhas das plantas que, muitas vezes, passam despercebidas aos olhos menos atentos”, refere a organizadora ITQB NOVA, com o apoio do Município de Oeiras.

Haverá bancas científicas, sessões de contos para miúdos, uma oficina de Origami em parceria com a Livraria GATAfunho e um workshop de modelagem, em colaboração com a Livraria Verney. Também estão previstas visitas guiadas ao centro histórico de Oeiras para reconhecimento de plantas, conversas com investigadores e um menu especial no restaurante Chá da Barra. Conheça a programação completa. 

Na tarde de sábado, os leitores oeirenses vão poder acompanhar ao vivo o lançamento de uma obra que é dedicada a todos os book lovers: “Ler Para Viver — Como a Biblioterapia Pode Melhorar as Nossas Vidas”, de Sandra Barão Nobre, na Biblioteca de Oeiras.

A biblioterapia, como o nome indica, consiste em usar o poder dos livros e da leitura para ajudar a superar certos períodos ou questões, através da relação subjetiva e existencial que cada um estabelece com as histórias, sejam elas lidas em silêncio, narradas por outrem ou dramatizadas. O seu objetivo é contribuir para o bem-estar geral, ajudando o leitor a viver melhor.

Saiba tudo o que pode fazer, visitar e conhecer nos próximos dias. 

Sábado

9h15 às 10h15 — Ioga na Quinta Real de Caxias, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

9h15 às 10h15 — Chi Kung no Jardim de Santo António de Nova Oeiras, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

9h15 às 10h15 — Body Balance no Complexo Desportivo do Jamor, no relvado junto ao tiro com arco, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

10 às 17 horas — Exposição “Mescla — Mostra Artística da Verney”, que reúne obras de diferentes artistas e expressões artísticas, na Livraria Municipal Verney. 

10 às 17 horas — Dia do Fascínio das Plantas no Mercado Municipal de Oeiras.

10 às 20 horas — “Máxima House of Beauty” nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, iniciativa dedicada à beleza e ao bem-estar.

11 horas — Encontro do Clube do Livro Silencioso na Livraria Municipal Verney, em Oeiras. Inscrições através do número 21 440 83 29 ou email  livraria.verney@nulloeiras.pt.

11 horas às 12h30 — Encontro de poesia no Mercado Municipal de Oeiras, pela Associação Cultural Luchapa. 

11 às 17 horas — Exposição “Censura a Defesa do Respeitinho” no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras. A mostra está inserida na celebração dos 50 anos do 25 de Abril. 

15 horas — Ioga entre Livros para miúdos dos cinco aos dez anos, na FNAC do Oeiras Parque, com Diana Silva do Pirilampos ED. 

17 horas Lançamento do livro “Ler Para Viver – Como a Biblioterapia Pode Melhorar as Nossas Vidas” de Sandra Barão Nobre, especialista em biblioterapia, na Biblioteca Municipal de Oeiras. 

20 horas — Concerto “JP Simões canta José Mario Branco”, no Palácio Anjos, no âmbito do evento Oeiras Ignição Gerador.

Domingo

10h30 às 18h30 — Xadrez na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, evento organizado pela pela Academia de Xadrez de Portugal, com prática livre do jogo, ensino e tabuleiro gigante.

11h30 às 12h30 — Contos na Livraria GATAfunho.

15h30 — Sessão de cinema no Auditório José de Castro, em Paço de Arcos. Nesta data será exibido “Desaparecida!” (“The Lady Vanishes”), de 1938, com Margaret Lockwood, Michael Redgrave e Paul Lukas, realizado por Alfred Hitchcock.

17 horas (a partir de) — Somersby Out Jazz no Parque dos Poetas, em Oeiras. Nesta data tocam Samuel Lercher Trio “Fractal” e o DJ Yanagui.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA