Apesar do frio, durante o mês de dezembro é uma prazer passear pelas ruas do concelho, assim que anoitece. O brilho das luzes de Natal espalha-se pelas fachadas dos centros históricos, pelas árvores dos jardins, peças praças e pelas mais importantes artérias de cada zona do município. As iluminações de Natal foram acesas no passado dia 11 de novembro e assim se vão manter, todos os dias, até 6 de janeiro, entre as 17h30 e a uma da manhã.
Como já é também tradição, a New in Oeiras quis saber qual a freguesia com as luzes mais bonitas do concelho. Foram selecionados dez locais: Algés, Barcarena, Carnaxide, Caxias, Cruz Quebrada/Dafundo, Linda-a-Velha, Oeiras, Paço de Arcos, Porto Salvo e Queijas. O desafio foi lançado na passada segunda-feira, 27 de novembro, e depois de uma semana a votos, os leitores da NiO já decidiram quem ocupa o primeiro lugar do pódio.
A votação terminou nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro. Com 41,67 por cento dos votos, a freguesia de Oeiras é a grande vencedora. As decorações luminosas do centro histórico da vila, com luzes na fachada da Igreja Matriz, nas árvores do Largo 5 de Outubro, e também ao longo da Rua Cândido dos Reis, conquistaram a preferência dos nossos leitores.
À New in Oeiras, a presidente da União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC), Madalena Castro, revelou uma enorme satisfação ao saber o resultado da votação. “Saber que a freguesia de Oeiras alcançou o primeiro lugar é muito bom, principalmente porque demonstra a participação dos oeirenses, que têm muito orgulho na sua terra, mas também porque as iluminações escolhidas são muito bonitas”, refere.
A autarca acrescenta: “Sendo que os dias são muito curtos nesta época, as iluminações decorativas de Natal são já um elemento que nos alegra as noites e que nos enche o coração. Fazem-nos recordar a nossa infância — em que íamos com os nossos pais a Lisboa, pois a capital era a única cidade que as tinha — e agradecer viver nesta época, em que o desenvolvimento atual já permite que outras localidades celebrem a alegria do Natal”.
“É o caso de Oeiras, que convida a população a passear, a fazer compras no comércio local e a usufruir deste lindo concelho onde é bom viver e trabalhar”, conclui a presidente da UFOPAC, que deixa ainda os parabéns à ACECOA (Associação Comercial e Empresarial dos concelhos de Oeiras e Amadora) e à Câmara Municipal de Oeiras.
Em segundo lugar, num empate com 11,67 por cento dos votos, ficaram Paço de Arcos e Queijas. A primeira localidade, com uma fotografia da árvore de Natal presente no Jardim da Praceta Dionísio Matias e, a segunda, com uma imagem da decoração luminosa na zona do mercado municipal. Em terceiro lugar ficou Linda-a-Velha, com 10 por cento dos votos, onde uns sinos coloridos e luminosos desejam as boas-festas aos moradores da zona.
Caso ainda não tenha conseguido fazer um roteiro para conhecer as iluminações de Natal espalhadas pelo concelho, carregue na galeria para espreitar algumas das instalações que mais se destacam.