Os jardins são lugares de memórias. Foi ali que crescemos, brincámos, aprendemos a andar de bicicleta ou namorámos. Seja no verão ou no inverno, os jardins são um escape para o stress do dia a dia. Por isso, num concelho com tantos espaços verdes, quisemos saber qual é o favorito dos oeirenses.
Alguns têm quiosques, dispositivos para praticar exercício físico, estátuas ou baloiços e estruturas para os miúdos brincarem. Podem rodear palácios, terem lagos ou labirintos verdes cuidados. Após uma votação intensa, os leitores da NiO votaram e decidiram qual é o melhor do concelho.
O grande vencedor foi o Jardim da Quinta Real de Caxias, que ganhou com uma maioria absoluta de 54,3 por cento dos votos. Em segundo lugar, houve um empate.
O Parque dos Poetas e o Parque Urbano do Jamor reuniram 10,7 por cento dos votos. A fechar o pódio temos os Jardins do Palácio Marquês de Pombal (6,6 por cento).
O Paço Real de Caxias, do qual faz parte a famosa Quinta, tem origem no século XVIII. Os jardins, à beira-mar, são o exemplo do que era a vida social naquele século. Tal como a geometria, estátuas mitológicas e plantas luxuosas.
Neste momento, estão em curso vários projetos de requalificação tanto do património paisagístico, como arquitetónico. De acordo com a Câmara Municipal de Oeiras, o objetivo é “devolver este valioso património aos cidadãos”.
O investimento da iniciativa em curso é de 10 milhões de euros. Relembre o artigo da New in Oeiras sobre todos os processos de restauro que a Quinta Real de Caxias e os seus jardins estão a sofrer para que o grande vencedor desta votação fique ainda mais bonito.