na cidade

Os leitores da NiO decidiram: esta é a melhor praia de Oeiras

Dez praias do concelho foram a votos para sabermos qual a favorita dos munícipes. Foi uma luta renhida.
Já adivinhou?

O concelho de Oeiras é conhecido pela sua oferta cultural, restaurantes, lojas, parques, espaços empresariais e tecnológicos, e claro, pelas suas praias. À beira de uma das estradas mais bonitas do País, a Avenida Marginal, encontram-se vários areais que se enchem no verão.

A estação começou na segunda-feira, 21 de junho, e foi o pretexto ideal para lançarmos uma nova votação. Depois da sondagem para eleger os melhores caracóis do concelho, a New in Oeiras quis saber precisamente qual é a praia favorita dos seus leitores.

Selecionámos dez praias do concelho para irem a votos, das oficiais e mais famosas, às mais selvagens. A votação da NiO começou na quinta-feira, 24 de junho, e durou uma semana. Os votos foram contados até esta quinta-feira, 1 de julho.

Depois de uma votação intensa, já temos o grande vencedor. Os leitores da New in Oeiras elegeram a Praia da Torre como a melhor praia do concelho de Oeiras.

A vencedora arrecadou 34,5 por cento dos votos. Seguiu-se a Praia de Santo Amaro de Oeiras, com 14,6 por cento. A completar o pódio ficou a Praia de Algés, com 12,9 por cento dos votos dos nossos leitores.

A Praia da Torre fica em São Julião da Barra e é abrigada pelo forte com o mesmo nome. O Forte de São Julião da Barra constitui o maior e mais completo complexo militar de defesa no estilo Vauban em Portugal.

Considerada no passado como o Escudo do Reino, é a maior fortificação marítima do País. Tinha originalmente, em conjunto com o Forte de São Lourenço do Bugio, com quem cooperava, a função de controlo da entrada e saída das embarcações na barra do Tejo e o acesso ao porto de Lisboa.

É nesta praia que se inicia o passeio marítimo que se estende até ao Forte das Maias, no final da praia de Santo Amaro.

De relembrar que este ano a iniciativa Bibliotecas de Praia está de regresso. As Bibliotecas Municipais de Oeiras vão marcar presença nas quatro praias do concelho: Torre, Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias. A rede de Bibliotecas de Praia estará disponível até 8 de setembro, das 9 às 19 horas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA