na cidade

Os bungalows temáticos a 1 hora de Oeiras para aproveitar fins de semana na natureza

Se é fã de turismo rural, conheça a Herdade do Moinho Novo, onde pode fazer caminhadas e ter contacto com os animais da quinta.
Para uns dias de descanso e tranquilidade.

Há quem aproveite as férias ou os fins de semana prolongados para visitar família em zonas mais rurais do País e, assim, conseguir ter uns dias de descanso no meio da natureza e deixar que a tranquilidade do campo o faça regressar à rotina com energia redobrada. No entanto, nem toda a gente tem familiares ou casas de férias neste tipo de cenário. A solução é encontrar alojamentos que reúnam estas características e, de preferência, que não impliquem longas viagens de carro. 

A Herdade do Moinho Novo é um desses destinos. A uma hora de Oeiras, é composta por charmosos bungalows, totalmente equipados, e área circundante é uma quinta, onde os hóspedes têm a oportunidade de participar nas atividades diárias. Por exemplo, todos os dias, por volta das 10h30, alimentam-se os animais. Por lá vai encontrar vacas, porcos, cavalos e até póneis. E, se é fã de caminhadas, coloque na mala sapatilhas, calções e T-shirt, pois o cenário é super convidativo a atividades físicas. 

O espaço nasceu da vontade de José Carlos Inácio que, assim que terminou a licenciatura em Engenharia de Produção Animal, no final dos anos 90, tinha o sonho de se tornar um jovem agricultor. Sempre quis viver da terra e, em 1997, aos 24 anos, deixou Lisboa e mudou-se para o campo. Chegou a ver mais de 100 propriedades, mas acabou por comprar um terreno de 55 hectares em Canha, no concelho do Montijo, por ser perto da capital. Alugou uma casa na vila e começou a construção. Por ser um campo “virgem” foi necessário começar pelo básico: eletricidade e água.

Aos poucos, começou também a reunir, no terreno, diversos tipos de animais, como avestruzes, vacas, cavalos, porcos, ovelhas, póneis, cabras, galinhas e patos. Em 2004 decidiu abrir um hotel para cães, numa época em que a oferta ainda era escassa, e tornou-se um sucesso. Ainda no mesmo ano, toda a propriedade foi convertida ao modo de produção biológica.

Com um terreno grande, José Carlos, com 51 anos, foi comprando mais parcelas ao longo dos anos e hoje tem 130 hectares. Desde cedo, soube que o espaço tinha potencial para mais e decidiu apostar num projeto diferente. Depois de começar a receber eventos, decidiu também criar, em 2008, campos de férias para miúdos. A novidade foi um sucesso tanto para os mais novos, como para os pais, que acabavam por passar algumas noites na herdade. 

Faziam atividades com os animais, workshops de reciclagem e observação de estrelas à noite. A crescente procura de famílias, levou José Carlos a concluir que tinha sentido abrir um alojamento. O que antes era um terreno vazio, transformou-se naquele que é atualmente um dos turismos rurais mais famosos da Margem Sul: a Herdade do Moinho Novo, “um pequeno paraíso às portas de Lisboa”, como o descrevem.

No seio de uma encosta de montado de sobro, os arquitetos Semgaffes construíram, em 2013, oito casas suspensas de madeira, ao estilo bungalow, em harmonia com a natureza envolvente. Apesar de similares em tamanho, cada um tem um tema e uma decoração diferente. Os hóspedes são transportados para ambientes distintos, mas com um denominador comum: o cenário de floresta e ambiente rural. O objetivo, confessa o proprietário, é “que os hóspedes experimentem todos”. 

No interior dos bungalows existe uma cama, uma casa de banho privada, uma kitchenete equipada e uma sala de estar, com ar condicionado. Entre as opções, há a Casa Floresta, com uma cama feita de corpulentos troncos de árvore e a Casa Vintage, com “peças do século passado.” A Casa Futuro, por outro lado, aposta num design mais moderno.

Os hóspedes podem ainda pernoitar na Casa Belle Époque, com cores sóbrias e um ambiente sofisticado, na Industrial, com uma combinação de materiais como cimento, inox, cabedal e madeira, ou na Colonial, onde o ambiente se inspira na savana. Por outro lado, para uma viagem à Ásia, pode optar por ficar hospedado na Casa 1001 Noites, com um ambiente oriental e pleno de sensações exóticas.

Todos têm capacidade para dois adultos e três miúdos. Há também uma varanda com vista sobre o lago, a paisagem e a piscina. Há cerca de três anos, construiu mais duas casas com piscina privativa, e, em agosto do ano passado, abriu mais duas villas: um T2 com jacuzzi e um T3 com piscina privada. 

Atualmente, a Herdade do Moinho Novo conta com 12 unidades de alojamento e um espaço exterior enorme, com duas rotas pedestres que dão a volta à propriedade, uma piscina comum e um lago com pequenos barcos. O hotel dos cães também continua em funcionamento, mas deverá fechar até ao final do ano. Os patudos, no entanto, podem continuar a acompanhar os donos nas férias em família. 

Os preços da estadia rondam os 119€ e os 229€ por noite, dependendo da época. As reservas podem ser feitas online.

Carregue na galeria para conhecer a Herdade do Moinho Novo. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA