na cidade

Onda de calor atinge a Europa em agosto com temperaturas superiores a 40ºC

Os países da zona sul do continente serão os mais afetados, como Portugal, Grécia, Espanha ou Itália.
A vaga de calor chega no final do mês.

Agosto é tendencialmente um mês quente, mas este ano alguns países da Europa preparam-se para ser atingidos por uma onda de calor. Portugal será um dos afetados, assim como a Grécia, Espanha e Itália, todos na linha do mar Mediterrâneo. A previsão é que este período de maior calor aconteça na segunda metade do mês.

Segundo o “Correio da Manhã”, os meteorologistas apontam como causa desta onda de calor uma frente quente que tem como origem o norte de África. Por norma, em Portugal, as temperaturas nesta altura rondam em média os 27ºC, mas a previsão é que registem valores próximos dos 40ºC nesses dias.

Noutros países, a situação pode ser mais complicada. Na Grécia, por exemplo, há indicação que os termómetros cheguem aos 48ºC, valores não muito distantes do que serão registados também em Espanha ou Itália.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera ainda não referiu qualquer nota sobre este assunto, mas é provável que nas próximas semanas aponte alguns dos cuidados que devem ser seguidos durante este período.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA