É natural que os miúdos vão descobrindo as áreas que mais gostam à medida que experimentam diferentes atividades. Entre as aptidões para desporto, para a escrita ou para a música, por exemplo, estão também aqueles que se apaixonam por artes manuais.
Construir algo com as próprias mãos é uma ferramenta educativa e lúdica que, além de estimular capacidades motoras, contribui para o desenvolvimento de atributos como concentração, criatividade e planeamento. Muita vezes, é na infância que se começam a descobrir verdadeiros talentos artísticos.
Se tem filhos, sobrinhos, netos, afilhados ou miúdos na sua vida que gostam desta área ou querem aprender novas técnicas, inscreva-os nos workshops gratuitos de modelação que o Município de Oeiras vai promover, ao longo dos próximos meses, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.
Estas aulas são dedicadas a miúdos entre os oito e os 12 anos, acompanhados sempre por um adulto. Dessa forma, será também um bom programa para fazer em família. “Venha aprender as mais diversas técnicas para trabalhar o barro e crie as suas próprias peças com diferentes cores, formas e texturas, tirando o melhor partido de ferramentas e materiais”, convida o município.
As formações “consistem num processo transformador que, dando forma à matéria-prima, como materiais orgânicos e minerais, semelhantes aos que existem no nosso organismo, vão trabalhar a concentração e a atenção, estimulando o desejo de criar, sendo, por isso, gerador de bem-estar”, garante a organização.
Os workshops terão uma ou duas datas por mês, até setembro (à exceção de agosto), num total de dez sessões disponíveis. Acontecem sempre às 11 horas. O primeiro vai realizar-se já este sábado, 27 de janeiro. Seguem-se outros, maioritariamente ao sábado, a 24 de fevereiro, 16 de março, 27 de abril, 4 e 8 de maio, 1 de junho (Dia da Criança), 6 e 20 de julho e 14 de setembro.
Apesar de a participação ser gratuita, é necessário realizar uma inscrição. Pode fazê-lo através do número 214 408 329 ou do email livraria.verney@nulloeiras.pt.