Uma das maiores preocupações da sociedade, atualmente, passa pelo aumento do custo de vida, com a crise habitacional a agravar a situação em todo o território português — e o concelho de Oeiras não é exceção. A verdade é que os jovens, pela impossibilidade de conseguirem pagar uma renda sozinhos, estão a sair cada vez mais tarde de casa dos pais. Para combater o problema, o município criou, em 2006, o Programa de Habitação Jovem de Oeiras e, esta semana, vão ser inauguradas novas casas.
O objetivo do projeto é apoiar quem tenha entre 18 e 35 anos, residentes ou trabalhadores em Oeiras, que pretendam fixar a sua residência no concelho. Ao mesmo tempo que proporciona habitações com rendas mais acessíveis para impulsionar a “fixação da população mais jovem” na região, a autarquia promove também a revitalização dos centros históricos, construindo casas nestas zonas a partir da recuperação de edifícios devolutos ou em estado de degradação.
Nesta sexta-feira, 8 de novembro, o Município de Oeiras vai inaugurar cinco novos apartamentos dedicados à habitação jovem. As novas casas estão localizadas em Porto Salvo e em Carnaxide, com tipologias de T0 e T1.
Em Carnaxide, os dois novos apartamentos, situados na Rua José Pedroso, serão inaugurados pelas 10h30. O investimento chegou aos 280 mil euros, onde foram recuperados os dois fogos existentes “de modo a criar condições adequadas às necessidades atuais”.
Já no edifício de Porto Salvo, além de três apartamentos, situados na Rua Casal do Deserto, será também disponibilizado um espaço de restauração completamente renovado. A empreitada teve um investimento total de 820 mil euros e inclui a “requalificação de espaços exteriores, como a área reservada a esplanada, na Rua Conde de Rio Maior e o logradouro existente a tardoz”, explica o município. Este espaço será inaugurado ao meio-dia.
É importante salientar que os imóveis em questão são adquiridos pelo município e, após a sua recuperação, são entregues aos jovens mediante a realização de um sorteio público. Todos os fogos abrangidos por este programa destinam-se exclusivamente ao arrendamento de habitação.