na cidade

Oeiras recebe Mercado Solidário de Natal com workshops, showcooking e música

Acontece entre 29 de novembro e 1 de dezembro, no Mercado Municipal de Oeiras. Leve um presente para doar a miúdos carenciados.
Imagem: Município de Oeiras.

As luzes de Natal já estão acesas em todo o concelho e as músicas da época já se fazem ouvir um pouco por todo o lado. A quadra natalícia traz um encanto especial às ruas e às casas dos oeirenses e é quase impossível não nos sentirmos animados com as festas de fim de ano. Não faltam iniciativas temáticas, em diferentes locais do município, e o Mercado Municipal de Oeiras não fica fora das festas.

Na realidade, propõe um desafio aos oeirenses: ajudar quem mais precisa. É já esta sexta-feira, 29 de novembro, que arranca mais uma edição do Mercado Solidário de Natal, que decorre até domingo, 1 de dezembro. Organizado pela autarquia, através do seu programa de Responsabilidade Social — Oeiras Community Valley, neste evento estarão à venda produtos de várias entidades sociais.

Ente elas, vai encontrar, por exemplo, a CERCIOEIRAS, que até 14 de dezembro está também na Livraria Verney, no centro histórico de Oeiras, com a sua venda e exposição de Natal. Por lá encontra produtos criados pelos utentes do espaço, inteiramente dedicados à época, com várias ideias de presentes, como a NiO já lhe contou.

Estão também presentes a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Associação Moinho em Movimento, a Associação Atípicas, o Centro Sagrada Família, a Dress a Girl, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Porto Salvo e a Associação Mundos de Papel. 

A entrada é aberta a todos, mas o Município de Oeiras lança um desafio aos visitantes. Sob o mote “Melhor do que comprar é poder ajudar – faça uma criança sorrir este Natal”, os oeirenses estão convidados a entregar um presente embrulhado, no posto informativo, identificando a idade e sexo ideal para recebê-lo. Desta forma, estará a contribuir para presentear 150 miúdos de associações comunitárias locais. 

O mercado vai ainda receber uma visita especial do Pai Natal, para animar os mais novos. O velhote de barbas branca vai estar presente no evento no sábado, 30 de novembro, das 15 às 18 horas, e no domingo, 1 de dezembro, das 10 às 13 horas.

Imagem: Município de Oeiras.

Ao longo do fim de semana, poderá participar em várias atividades, desde workshops, palestras e assistir a atuações musicais. Conheça a programação. 

29 de novembro

11 horas — Abertura do Mercado.

14 horas — Inauguração oficial do Mercado.

14 às 17 horas — Workshop de costura com a Dress a Girl (capacidade máxima de 20 pessoas).

15 horas às 15h45 —  Atuação musical grupo “Nova Atena”.

18 às 19 horas — Sessão de sensibilização “Prevenção do Cancro da Próstata”, no âmbito da Campanha Novembro Azul com Liga Portuguesa Contra o Cancro.

19 horas — Encerramento do Mercado.

30 de novembro

11 horas — Abertura do Mercado.

11h30 às 12 horas — Atuação Musical grupo “Os Traquinas”.

12h15 às 13h30 — Encontro de Poesia “A cultura vai ao Mercado”, com Emília Gomes da Costa e duo Fernando e Emília e Mário Santos.

14 às 17 horas — Workshop de costura “Dress a Girl” (capacidade máxima 20 pessoas).

16h30 às 16h45 — Atuação de Dança e Circo pela Associação Mundos de Papel.

19 horas — Encerramento do Mercado.

1 de dezembro

10 horas — Abertura do Mercado.

10h30 às 11h20 — Workshop de arranjos de Natal, com Flores do Bruno (capacidade máxima de 20 pessoas).

11h30 às 12h15 — Sessão de Contos na Livraria GATAfunho, com o contador Matia Losego (capacidade máxima de 40 pessoas).

12h15 às 13h15 — Showcooking de bolachas de Natal, com A Mar A Terra (capacidade máxima de 20 pessoas).

14 às 15h30 — Workshop de enfeites de Natal, com Lãs da Júlia (capacidade máxima de 10 pessoas).

15h45 às 16 horas — Atuação de dança, com Moinho em Movimento.

16 horas — Encerramento do Mercado.

Carregue na galeria para saber como correu a visita da New in Oeiras ao mercado de Natal da CERCIOEIRAS, uma das associações que estará presente no evento deste fim de semana. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA