na cidade

Oeiras ganhou dois jardins — e um deles tem um baloiço digno de Instagram

Os novos jardins em Porto Salvo e Carnaxide contam com mais de 900 árvores, trilhos e zonas de lazer.

Oeiras reforçou a sua rede de espaços verdes com a inauguração de dois novos jardins, localizados em Porto Salvo e Carnaxide. A iniciativa da Câmara Municipal visa melhorar a qualidade de vida dos habitantes, promovendo o contacto com a natureza em contexto urbano.

Com estas novas áreas, o concelho passa a contar com um total de 770 hectares de zonas verdes, o que representa cerca de 43 metros quadrados por habitante. Segundo a autarquia, a presença de natureza em meio urbano é cada vez mais determinante para o bem-estar da população.

“Estes espaços verdes devidamente equipados para a utilização quotidiana dos munícipes, pretendem dar resposta à carência de áreas verdes acessíveis em contextos residenciais mais densos, promover a inclusão social, o acesso equitativo à natureza, a valorização ecológica e reforçar a biodiversidade no território”, pode ler-se em comunicado da autarquia. 

Os parques ficam situados em Porto Salvo, no Bosque dos Navegadores, e em Carnaxide, no Parque Urbano Alto da Montanha. A autarquia plantou 450 árvores, desde e zambujeiros, alfarrobeiras, carvalhos, oliveiras e pinheiros, em cerca de um hectare de terreno, no Bosque dos Navegadores. A intervenção teve um custo de 455 mil euros e conta trilhos, bancos e um baloiço.  

Já em Carnaxide, foram plantadas cerca de 460 árvores em três hectares de terreno. O Parque Urbano do Alto da Montanha teve um investimento de 255 mil euros. Só entre os anos 2018 e 2021, foram plantadas 7500 árvores, sendo que 1200 foram em espaços urbanos.

“Oeiras é o concelho do País com maior percentagem de espaço verde convencional. Os nossos munícipes podem, por isso, com facilidade, usufruir de espaços naturais em áreas urbanas, salvaguardando-se assim o contacto de todas as gerações com a natureza, desde os mais pequenos aos seniores”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

Se não dispensa o contacto com a natureza, vai gostar de seguir a página Biodiversidade de Oeiras no Instagram, criada pela oeirense Teresa Neves. Carregue na galeria para ver os novos espaços. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA