na cidade

Oeiras celebra o São Martinho com oferta de 10 toneladas de castanhas à população

O magusto decorre em clima de festa na sexta-feira, dia 11, em Oeiras, e no sábado, dia 12, em Algés.
Querem-se quentes e boas.

Tal como indica o provérbio popular, “em dia de São Martinho: lume, castanhas e vinho”. E assim será em Oeiras. Para não fugir à tradição, este ano o município volta a celebrar a data em grande. A Festa de São Martinho chega ao concelho com dois dias dedicados ao magusto e um total de dez toneladas de castanhas distribuídas à população. 

Caso queira provar algumas, tem duas oportunidades para fazê-lo. Esta sexta-feira, 11 de novembro, a festa faz-se no Largo 5 de Outubro, no centro histórico de Oeiras, entre as 11 e as 22 horas. No dia seguinte, sábado, dia 12 de novembro, o magusto celebra-se no Parque Anjos, em Algés, no mesmo horário.

Em ambos os locais, a entrada é totalmente livre. É só chegar e deliciar-se com umas castanhas quentinhas, preparadas em dois grandes assadores de rua, acompanhadas com vinho de Carcavelos Villa Oeiras e de muita animação, promete a autarquia. Tradicionalmente, o dia 11 de novembro trazia ainda outra surpresa. Era a data em que, no meio dos festejos do magusto, se acendiam as iluminações de Natal no concelho. Mas este ano será diferente, tal como a NiO já anunciou

No âmbito do plano de poupança energética, recomendado pelo governo, o município vai, pela primeira vez, acender as luzes de Natal apenas no dia 6 de dezembro. O anúncio será feito pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na Festa de São Martinho, esta sexta-feira, às 16h30, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.

A redução dos custos com a iluminação de Natal é apenas uma das medidas de poupança de consumo de energia levadas a cabo pela autarquia. Este ano, as luzes públicas estarão ligadas apenas entre 6 de dezembro e 6 de janeiro, entre as 18 horas e a meia-noite. As Festas de São Martinho são organizadas pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Associação de Comerciantes e Empresários de Oeiras e Amadora (ACECOA).

Se gosta de castanhas, sabe que este fruto seco é super versátil e existem muitas formas de cozinhá-lo. Sejam cozidas, assadas, em puré, sopas ou doces, a verdade é que as castanhas são um ótimo snack, assim como acompanhamento de refeições principais ou ainda como sobremesa. Caso queira aprender a fazer mais receitas com castanhas, só tem de carregar na galeria e ver as nossas sugestões.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA