na cidade

Oeiras celebra o São Martinho com dois dias de festa e 10 toneladas de castanhas

O festejo do Magusto está marcado para 11 de novembro, sábado, em Oeiras. No dia seguinte, celebra-se em Algés.
Querem-se quentes e boas.

Partindo de uma lenda milenar e mantendo uma tradição antiga, o Magusto é uma festa popular, muito celebrada em Portugal, onde se juntam família e amigos para assar e comer castanhas. Há rituais específicos de cada região, mas o que não pode faltar são as castanhas (fruto típico da época, colhido entre outubro e dezembro), o vinho e muita música. E como as tradições são para cumprir, o Município de Oeiras volta a celebrar o São Martinho numa festa aberta a todos.

À semelhança dos anos anteriores, serão distribuídas dez toneladas de castanhas à população, durante os dois dias de Magusto programados. O primeiro acontece no sábado, 11 de novembro, Dia de São Martinho, no Largo 5 de Outubro, no centro histórico de Oeiras. O segundo será realizado no dia seguinte, 12 de novembro, no Palácio Anjos, em Algés.

O horário é o mesmo em ambos os dias: pode passar por lá entre as 11 e as 22 horas. A entrada é totalmente livre. Só tem de ir até lá para se deliciar com umas castanhas quentinhas, preparadas em dois grandes assadores de rua, com fogueiras tradicionais. 

Manda a tradição que as castanhas sejam acompanhadas por água-pé e jeropiga. Mas, em Oeiras, a bebida é outra. Nesta celebração, o par perfeito faz-se com castanhas e o vinho generoso, produzido pelo município, naquela que é a mais pequena região vitivinícola do País. Falamos, claro, do vinho de Carcavelos Villa Oeiras, que também será oferecido a todos aqueles que não quiserem faltar à festa. 

Há comida, bebida e, claro, não pode faltar também música e animação, como promete a autarquia, de forma a tornar inesquecível esta festa que se associa a um espírito de convívio e partilha. Mas há mais: o dia 11 de novembro traz outra surpresa. É a data em que, tradicionalmente, no concelho de Oeiras, se acendem as iluminações de Natal. É durante as celebrações do Magusto, que o brilho das luzes, que fascinam tanto os miúdos como os adultos, volta a trazer magia e encanto a várias ruas e espaços do concelho.

Para que a festa se faça sem percalços, espera-se bom tempo, ou não estivéssemos a contar com o verão de São Martinho. Sabe qual a origem desta lenda que remonta ao século IV? Conta-se que um soldado romano, chamado Martinho de Tours (mais tarde conhecido como São Martinho), passava a cavalo por uma rua quando viu uma pessoa, quase sem roupa, a pedir esmola. Como não tinha nada para lhe dar, retirou o manto que trazia consigo, cortou-o ao meio e ofereceu-o ao mendigo. Nessa altura, parou de chover e o sol começou a brilhar, sendo este momento apontado como o milagre do “verão de São Martinho“. Assim, o tempo frio e chuvoso desta época dá lugar a dias de sol e temperatura amena, para aproveitar o Magusto da melhor forma.

As Festas de São Martinho são organizadas pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Associação de Comerciantes e Empresários de Oeiras e Amadora (ACECOA). Em seguida carregue na galeria para ver imagens do Magusto celebrado no concelho de Oeiras nos últimos anos.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA