na cidade

Oeiras celebra Mês da Juventude com um festival de gaming, batismo de vela e muito mais

Durante o mês de maio estão previstas várias iniciativas dedicadas aos jovens do concelho.
Oeiras Gaming regressa a Porto Salvo no final de maio.

Todos os anos, a Câmara Municipal de Oeiras assinala o Mês da Juventude em maio, com várias iniciativas destinadas aos jovens do concelho, que vão da cultura, à gastronomia, desporto, tecnologias e muito mais. Este ano, não será diferente e foram programadas diversas ações, em vários pontos do concelho, para agradar também a diferentes interesses por parte da população mais jovem. 

Entre elas, destaca-se a terceira edição do Oeiras Gaming, um festival dedicado aos videojogos, criado em 2022, que se vai realizar nos dias 26 e 26 de maio, no Pavilhão Leões de Porto Salvo. Antes disso, a 18 e 19 de maio, os skateparks de Caxias e Oeiras vão receber o evento Oeiras Action Park, com demonstrações de três modalidades desportivas radicas, em horários a divulgar. Este maio, serão também atribuídas “Bolsas Gap Year” a jovens residentes ou estudantes em Oeiras para o financiamento de anos sabáticos. 

Conheça todas as atividades em que poderão participar os seus filhos, netos, sobrinhos ou amigos. 

11 de maio (sábado)

11 às 21 horas — Terceira Mostra Gastronómica “Tu és Europa”, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, promovida pela Associação ProAtlântico, com o apoio do Município de Oeiras. A atividade conta com a participação de jovens voluntários, vindos de diversos países, com o objetivo de dar a conhecer as raízes culturais através da apresentação de danças, músicas e pratos típicos. Os países representados são: Alemanha, Áustria, Espanha, Equador, Bélgica, França, Itália, Letónia, Polónia e Turquia. Haverá degustação gratuita de diferentes comidas e bebidas. Das 15 às 19 horas há workshops de danças europeias e das 20 às 21 horas, realiza-se um baile de danças europeias. 

16 de maio (quinta-feira)

Fórum de Juventude, no Taguspark. O evento tem como objetivo receber dos jovens oeirenses (entre os 13 e os 30 anos), propostas e ideias concretas a incluir no Plano Municipal de Juventude, através da promoção de diálogos em grupo. 

25 de maio (sábado)

Batismo de Vela, na Marina de Oeiras. Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar uma experiência especial, numa embarcação utilizando apenas o vento para se deslocar, podendo admirar o Tejo e toda a sua envolvência. A atividade será constituída por quatro turnos: o primeiro das 10 horas ao meio-dia, o segundo do meio-dia às 14 horas, o terceiro das 14 às 16 horas e o último, das 16 às 18 horas. 

Cada turno terá cinco embarcações, com um máximo de quatro tripulantes, para batismo. Será feita uma mini formação aos participantes, que devem ter idades entre 15 e os 25 anos e saber nadar obrigatoriamente. As inscrições vão decorrer entre os dias 13 e 22 de maio (dias úteis), nos horários de funcionamento da Unidade de Juventude (das 9 horas às 17h30), situada no Largo 5 de Outubro, em frente à Igreja Matriz de Oeiras. 

26 de maio (domingo)

Final da edição deste ano do programa “Experimenta-te”, que vai decorrer no Largo 5 de Outubro. Será a apresentação final dos trabalhos que jovens dos 13 aos 18 anos estiveram a preparar, nos diferentes cursos de áreas artísticas e científicas/tecnológicas, como ilustração, fotografia, vídeo, música (banda), criação e costura, cozinha, design e desenvolvimento de jogos, build your robot for the future e smart city. Em horário a definir. 

25 e 26 de maio (sábado e domingo)

10 às 20 horas — Terceira edição do Oeiras Gaming, no Clube Recreativo dos Leões de Porto Salvo. A iniciativa tem como foco a tecnologia dos videojogos, na sua vertente mais competitiva. O público alvo é abrangente, seja para os mais jovens ou para toda a família, considerando que é uma área transversal, que engloba elementos desde o Spectrum ou Atari, até à Playstation 5, Pinball, simuladores de realidade virtual, cruzando gerações, onde pais e filhos podem jogar e trocar experiências. 

Nesta edição, pretende abordar-se a história dos videojogos, com o objetivo de chegar a público de diferentes idades que joga ou jogou videogames, desde os primeiros computadores e consolas, até às mais recente tecnologias gaming. Os bilhetes custam 5€ e pode comprá-los online.

Oeiras Gaming volta a realizar-se em Porto Salvo.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA