A chegada da primavera traz consigo o desabrochar das flores, os prados mais verdes, a natureza que renasce após os meses frios. Este ano vai trazer também mais árvores. Como? Com a iniciativa que o Município de Oeiras planeou para celebrar o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, que se assinala a 21 de março, terça-feira.
É comum, nesta data, decorrerem ações de arborização e reflorestação, de forma a sensibilizar a população para a importância de preservar o meio ambiente. E, em Oeiras, a data não vai passar em branco. Para esse dia está marcada a plantação de 1100 árvores e arbustos em espaços verdes espalhados pelas cinco freguesias e uniões de freguesia do concelho.
Mas não são apenas colaboradores da Câmara Municipal que vão pôr mãos à obra. Nesta ação vão participar cerca de 800 pessoas, incluindo alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico e das universidades seniores, assim como trabalhadores de empresas sediadas no concelho. O próprio presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, também participará na iniciativa.
A atividade está planeada para acontecer na manhã de dia 21 de março, entre as 9h30 e o meio-dia, nos seguintes locais: Parque Urbano da Terrugem, em Paço de Arcos; no talude atrás da Rua Luís de Oliveira Magalhães e Rua Cesário Verde, em Queijas, e no talude junto à Av. Maria e Lurdes Pintassilgo, em Carnaxide; no talude atrás da Praceta Alfredo de Sousa, em Algés; no Parque Urbano de Cabanas em Barcarena; e junto ao reservatório de Vila Fria, em Porto Salvo.
“Esta iniciativa surge no âmbito do Plano Municipal de Arborização, que tem como objetivo tornar o território mais verde, ecológico e sustentável, com a renovação da flora local. Em meio urbano, as árvores contribuem de forma inegável para a qualidade de vida e para o equilíbrio psicofisiológico dos cidadãos, desempenhando um papel social fundamental ao proporcionar locais privilegiados para o encontro, recreio e lazer”, garante a autarquia.
De acordo com dados do município, Oeiras tem 770 hectares de área verde. Entre os anos de 2018 e 2021 foram plantadas 7500 novas árvores, entre as quais 1200 foram em espaço urbano. Até 2025, a Câmara Municipal prevê plantar cerca de seis mil árvores por ano.
Se é um amante da natureza, vai gostar de seguir a página Biodiversidade de Oeiras no Instagram, criada pela oeirense Teresa Neves. Carregue na galeria para conhecer algumas das espécies de flores e bichos que já fotografou no concelho.