na cidade

Oeiras assinala o Dia Mundial do Turismo com provas, visitas guiadas e passeios de barco

A data celebra-se esta terça-feira, 27 de setembro. Se quiser participar em alguma atividade terá que se inscrever até domingo.
Duas das iniciativas acontecem na Marina de Oeiras.

Na próxima terça-feira, 27 de setembro, assinala-se o Dia Mundial do Turismo. Oeiras não quer deixar passar a data em branco e vai celebrá-la da melhor forma, com visitas guiadas e outras atividades em vários pontos do concelho, que enaltecem o que a região tem de bom. Seja para turistas ou para os próprios oeirenses, todos estão convidados a participar nas iniciativas programadas para este dia. 

Se sente que não conhece bem alguns locais da zona onde mora ou se, por outro lado, é um verdadeiro embaixador do concelho e um fiel defensor dos produtos regionais, então não pode faltar aos eventos que vão decorrer ao longo de todo o dia. 

A programação começa logo às 10 horas, em dois pontos distintos do concelho: nos Posto de Turismo do Palácio Marquês de Pombal e na Marina de Oeiras, onde serão disponibilizadas provas do vinho de Carcavelos Villa Oeiras e, também, de produtos da doçaria regional como os Palitos do Marquês e as Queijadas de Oeiras. Esta iniciativa estende-se até às 18 horas. 

Entre as 10 e as 11h30 vai realizar-se uma visita guiada ao Parque dos Poetas (1ª fase), em Oeiras, onde estão representados 20 poetas portugueses do século XX. Este é um espaço onde certamente já esteve algumas vezes, mas através desta iniciativa vai poder conhecer melhor o jardim e saber mais sobre alguns recantos e obras de arte presentes no mesmo. O ponto de encontro é a Rua São Salvador da Baia, dez minutos antes da visita, que termina no Templo da Poesia. O número máximo é de 20 participantes. 

Das 15 horas às 16h30 é a vez de fazer uma visita guiada à Fábrica da Pólvora, em Barcarena, e ao Museu da Pólvora Negra, um local que faz parte do património industrial do concelho, hoje em dia muito dedicado a oferecer uma programação cultural aos munícipes. O ponto de encontro será na entrada principal do espaço, dez minutos antes da hora da visita. Está estabelecido um número máximo de 20 participantes. 

Outras das atividades previstas são os Passeios com História e Vela Latina, que muito sucesso fizeram ao longo do verão. Foram abertas várias datas em julho e agosto que esgotaram em poucos dias. Se não conseguiu inscrever-se para estes passeios de barco nessa altura, não perca agora a oportunidade.

São passeios de dinamização cultural e turística, com uma experiência de vela tradicional, numa canoa típica do Tejo armada com vela latina. A partida faz-se na Marina de Oeiras em quatro horários diferentes: às 9h30 e às 11 horas será realizado o passeio “Os Fortes da Barra por Mar & Defesa Marítima de Lisboa, à Vela”; às 15 horas e às 16h30 será a vez de “As Embarcações Típicas do Estuário do Tejo, à Vela”. Cada passeio dura aproximadamente uma hora e meia.

O ponto de encontro é no Pontão E da Marina de Oeiras, 15 minutos antes de cada partida. A lotação máxima é de oito pessoas em cada passeio, com o mínimo de quatro participantes. Esta iniciativa acontece no âmbito de uma parceria entre o Município de Oeiras e a Âncoras – Associação Náutica Clássicos de Oeiras. Os passeios estarão dependentes das condições meteorológicas e marítimas no dia. É aconselhado levar roupa e calçado confortável, de preferência com sola rasa, um corta vento e também um chapéu para o sol. 

Atenção que a participação nas atividades é gratuita, mas tem inscrição obrigatória, a ser feita até às 18 horas do dia 25 de setembro, domingo. Pode inscrever-se através do email turismo.palacio@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 430 799, indicando o nome completo, email e número de contacto.

Se for participar na visita guiada da Fábrica da Pólvora, aproveite para visitar a exposição +Mulher, inaugurada na passada sexta-feira, dia 16 de setembro. A NiO esteve lá e mostra-lhe como foi. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA