na cidade

O verão acabou mas a animação popular continua: estão a decorrer as Festas de Carnaxide

As festividades em Honra de São Romão decorrem no Centro Cívico até 15 de outubro, domingo. Conheça a programação.
As festas decorrem no Centro Cívico de Carnaxide.

Ao longo dos últimos meses, têm sido muitas as festas populares a animar as várias freguesias do concelho de Oeiras. Concertos, comida típica, feiras de artesanato, atuações de dança, atividades infantis e desportivas têm feito parte da agenda dos oeirenses e nem a chegada do outono diminuiu o ambiente festivo. 

Neste início de outubro, como é habitual, as celebrações acontecem em Carnaxide com as Festas em Honra de São Romão. O Centro Cívico é novamente o cenário onde decorre o evento em homenagem ao padroeiro da freguesia, que começou no passado dia 6 de outubro e estende-se até este domingo, dia 15. 

Miguel Bravo e Skara fazem parte da programação musical desta semana, onde se incluem também a Noite de Fados com Vítor Marceneiro, no dia 12, a mostra de folclore tradicional “Folk’ Carnaxide” na tarde de dia 15, e ainda o habitual contributo das associações culturais e recreativas da União de Freguesias, como o grupo coral “Os Traquinas” ou a Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide.

Além do programa cultural, as festas são acompanhadas por eventos religiosos. Destaca-se a Missa de Ação de Graças pelas Festas de São Romão no dia 15 outubro, domingo, pelas 11h30, na Igreja de Nossa Sra. do Amparo. 

As Festas em Honra de São Romão são, assim, organizadas pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, em parceria com a Paróquia de São Romão de Carnaxide, com o apoio do Município de Oeiras. Assumem-se como uma das grandes tradições do concelho, uma vez que Carnaxide tem uma das paróquias mais antigas do País. As festividades foram revitalizadas pela freguesia em 2006, depois de um período de menor atividade.

Durante todos os dias, no recinto do Centro Cívico de Carnaxide estará também presente a feira, onde encontra várias bancas de restauração, artesanato e diversões. Conheça toda a programação.

11 de outubro (quarta-feira)

21h30 — Atuação do músico Peter Strange.

12 de outubro (quinta-feira)

21h30 — Noite de Fados com Vítor Marceneiro e convidados (Associação Patriarca do Fado).

13 de outubro (sexta-feira)

22 horas — Concerto de Miguel Bravo.

14 de outubro (sábado)

15 horas — Atuação do grupo de rock Filarsónica.

16 horas — Atuação do grupo “Os Traquinas” do Centro Social e Paroquial S. Romão de Carnaxide.

16h45 — Flashmob pela Escola de Música Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide.

22 horas — Concerto da banda de covers Shakra. 

15 de outubro (domingo)

11 horas — Raízes da Música: música para famílias na Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide.

11h30 — Missa de Ação de Graças pelas Festas de São Romão na Igreja de Nossa Sra. do Amparo.

16 horas — Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega.

16h30 — Rancho Folclórico “Ceifeiras e Campinos” de Azambuja.

17 horas — Rancho Folclórico de Alcanhões.

17h30 — Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa. 

Pode visitar a feira todos os dias, até 15 de outubro. Às sextas-feiras e sábados as portas estão abertas entre as 15 horas e a meia-noite, ao domingo abrem à mesma hora, mas fecham às 23 horas. Nos restantes dias, pode aproveitar as festas entre as 17 e as 23 horas. Siga a página de Facebook da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas para ficar a par das novidades. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA