na cidade

O projeto Caixa Solidária chegou a Oeiras — e todos podem ajudar

Qualquer pessoa pode contribuir com bens essenciais para ajudar famílias carenciadas.
Vai tudo ficar bem.

A Caixa Solidária é uma campanha que tem como lema “Deixe o que puder. Leve o que precisar”. Este projeto, que já está a ser aplicado noutras localidades em Portugal, pretende ajudar famílias carenciadas do concelho de Oeiras.

A ideia é para levar bens de primeira necessidade, alimentares e outros, a famílias que estão a passar dificuldades devido à crise provocada pela pandemia Covid-19. Por isso, os Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos associaram-se à Seda Ibérica e o Hipermercado Auchan de Paço de Arcos, neste projeto. 

E como é que a Caixa Solidária funciona? É muito fácil. Quem puder, coloca na caixa os bens essenciais e quem precisa, tira. Todo este processo é feito de forma anónima. No entanto, apela-se ao bom senso, para que leve apenas o que precisar.

Neste caso, os promotores da campanha apelam à doação de bens de primeira necessidade (alimentares e de higienização pessoal e de espaços) e alimentos para animais de companhia. 

A Caixa Solidária encontra-se dentro das instalações dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos. Ficam na Rua do Parque Desportivo, n.º 15, em Paço de Arcos. Quem quiser contribuir com bens ou quem precisar, basta passar por lá, numa das saídas de casa.

Esta iniciativa surgiu em Carcavelos. Nuno Botelho, um fotojornalista, decidiu encher uma caixa com alimentos e colocá-la no Jardim Vasco da Gama, em Sassoeiros, para quem precisasse de ajuda alimentar e tivesse receio de recorrer a instituições de solidariedade social.

Entretanto,  Nuno criou ainda um grupo no Facebook para informar as pessoas sobre a localização das caixas, bem como incentivar outras localidades portuguesas a fazerem o mesmo.

A caixa está nas dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.
tags: auchan, bombeiros voluntários de Paço de Arcos, covid-19, hipermercado, oeiras, solidariedade

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras