na cidade

O Passeio Marítimo de Oeiras está diferente “pela sua saúde”

"Oeiras pela sua saúde" é o título da exposição inaugurada esta segunda-feira, 30 de janeiro. Pode visitá-la ao longo do ano.
Informação importante para todos.

Esta segunda-feira, dia 30 de janeiro, foi inaugurada a exposição “Oeiras pela sua saúde”, composta por 30 painéis. Ali estão abordadas 22 temáticas que resumem o trabalho realizado durante vários anos pelo município, em colaboração com mais de 20 parceiros na área da saúde, sobre os principais recursos desta área existentes no concelho de Oeiras.

Em conjunto, garantem centrar a sua ação na melhoria da saúde e bem-estar da população e na redução das desigualdades em saúde, procurando continuamente um acesso adequado da população aos cuidados de saúde e à qualidade dos serviços. O objetivo desta iniciativa, segundo a autarquia, é disponibilizar a informação a todos os cidadãos, tornando-a mais acessível à população. Para melhor consegui-lo, foi escolhido um local público que recebe diariamente a passagem de dezenas de pessoas: o Passeio Marítimo de Oeiras, na zona da praia de Santo Amaro de Oeiras.

Desta forma, são dadas a conhecer as iniciativas e políticas na área da saúde e na prestação de cuidados, que têm sido desenvolvidas pelo município. “O investimento na promoção de uma cultura de cidadania que vise melhorar a literacia e a capacitação dos cidadãos, através da realização de ações tendo como base as medidas de promoção da saúde e prevenção da doença é o nosso grande desafio”, pode ler-se em comunicado.

Ao longo dos painéis vai encontrar informação sobre pilares da saúde, cuidados de saúde primários, amamentação, vacinação, saúde mental, infeções sexualmente transmissíveis, deficiência ou incapacidade, entre outras. 

A exposição foi inaugurada pela vereadora Teresa Bacelar, que aproveitou a ocasião para afirmar que o município de Oeiras tem priorizado, ao longo dos anos, uma articulação com os vários parceiros para a promoção da saúde e bem-estar dos oeirenses. A cerimónia contou, ainda, com a presença do Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras (ACESLOO), Rafic Ali Nordin.

Pode visitar a exposição todos os dias, ao longo do ano — estará patente naquele espaço até final de dezembro — enquanto faz uma caminhada pelo Passeio Marítimo de Oeiras. 

Carregue na galeria para ver imagens da inauguração da mostra.

ver galeria
Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA