na cidade

O início de abril traz mais uma edição do Oeiras Eco Rally às ruas do concelho

Entre os dias 5 e 7 de abril, Oeiras recebe novamente esta prova automobilística completamente descarbonizada.
O público pode assistir ao vivo. Imagem: FIA Eco Rally

O evento que transforma as ruas do concelho em pistas de rally está de volta e acontece já na primeira semana de abril. Falamos do Oeiras Eco Rally, que se caracteriza como a primeira prova de automobilismo, em Portugal, destinada exclusivamente a veículos movidos a energias alternativas.

Depois do sucesso das últimas edições, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) confia, mais uma vez, ao concelho de Oeiras a realização da prova que integra o campeonato Bridgestone FIA Eco Rally. Este começou em janeiro, na Suécia, e só termina em novembro, em Itália, depois de passar por vários destinos europeus.

A sétima edição do Oeiras Eco Rally vai, então, realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de abril. O ponto de partida da competição será, novamente, o Lagoas Park. O parque empresarial é também onde decorrem a primeira e segunda fases da prova, além de servir como posto de carregamento e parque fechado para as viaturas. 

Os veículos, movidos com alternativas de energia limpa e descarbonizada, estarão em destaque durante três dias. As diferentes equipas terão de demonstrar a sua eficácia, realizando a melhor gestão possível do consumo. 

O início está marcado para esta sexta-feira, 5 de abril, pelas 15h30, no Lagoas Park, com a primeira fase a decorrer durante a tarde e a noite. A segunda fase está marcada para a manhã de sábado, 6 de abril, entre as 8 horas e as 10h40. Já a terceira fase, arranca do Lagoas Park às 11 horas, com local de chegada marcado para Palmela. Às 16 horas, tem início a quarta fase, com saída e Palmela e chegada ao Lagoas Park pelas 19 horas. 

No domingo, 7 de abril, será disputada a “street stage”, com saída do Lagoas Park às 10 horas. Pelas 10h30, os veículos já vão estar na Avenida Marginal (Santo Amaro de Oeiras), onde até às 11h25 vai decorrer mais uma “street stage section”, a que o público poderá assistir, ao vivo e a cores. É também ali que vai acontecer a cerimónia de entrega de prémios pelas 13 horas, seguida de um almoço para os participantes na Fábrica da Pólvora, em Barcarena. 

Por este motivo, a Avenida Marginal estará cortada ao trânsito na manhã de domingo, 7 de abril, entre a saída para Oeiras (junto ao posto da BP) e a saída para a praia de Paço de Arcos, em ambos os sentidos.

Street Stage do Eco Rally junto à praia de Santo Amaro de Oeiras.

A primeira edição do Oeiras EcoRally decorreu em 2018, considerada a primeira prova completamente descarbonizada, organizada em Portugal. Desde então, tem regressado às ruas do concelho anualmente. Na edição de 2023, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, sublinhou: “Oeiras foi precursor destas provas, tendo dado o seu apoio desde o primeiro momento”, garantindo, na altura, a intenção de continuar a apoiar a iniciativa. 

“Oeiras é líder nacional no número de postos de carregamento para veículos elétricos e quinto a nível internacional”, sublinhou Francisco Rocha Gonçalves, no final da edição passada. “Pretendemos aumentar esta capacidade para permitir aos nossos munícipes, e a quem nos visita, fazer parte dessa transição energética e contribuir para a sustentabilidade do planeta”, concluiu. 

A prova é organizada pelo Classic Clube de Portugal, em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, com o apoio logístico do Município de Oeiras. A autarquia revela ainda que comparticipou financeiramente a prova, no valor de 50 mil euros, aprovados em reunião de Câmara. Para mais informações, consulte o site do evento.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA