na cidade

O boutique hotel inspirado no charme das camélias de Sintra fica a meia hora de Oeiras

Ideal para uma escapadinha de última hora, o antigo chalet de inspiração romântica está aberto há meio ano.
Um charme.

Ao longo dos séculos, reis e nobres, escritores e poetas escolheram Sintra como destino de lazer e fonte de inspiração. Atualmente, continua a ser uma das vilas mais românticas de Portugal, repleta de monumentos e parques que proporcionam aos visitantes autênticas viagens no tempo. A magia do Palácio da Pena, o mistério da Quinta da Regaleira e a vista do Castelo do Mouro são apenas alguns dos destaques da icónica vila que merece uma visita demorada.

Este pode ser o programa ideal para os próximos dias e, para entrar no verdadeiro espírito do local e viver a experiência de conhecer Sintra a fundo, de forma imersiva, o ideal é ficar por lá a dormir. Esta sugestão torna-se uma ótima escapadinha de última hora, para aproveitar os feriados e as pontes de junho. Ainda por cima, fica a menos de meia hora de Oeiras, o que significa que não vai perder muitas horas em viagens aproveitando ao máximo o tempo para descansar, passear e relaxar.

Se não sabe onde ficar, há um hotel de charme que abriu em dezembro de 2022 e está pronto a recebê-lo com todo o luxo que a ocasião merece. O Sintra Marmòris Camélia é a terceira unidade do Grupo Marmòris, fundado em 2013 pela família Alves, que se encontra ligada à indústria dos mármores há várias gerações. Com o sonho de entrarem no setor do turismo, inauguraram o primeiro alojamento no Alentejo, em 2012, inserido numa pedreira de mármore natural. Cinco anos depois, em 2017, foi a vez de uma propriedade construída no final do século XIX, em Sintra, ser transformada em hotel.

No final de 2022 o grupo regressou à charmosa vila para abrir este boutique hotel no centro histórico. É uma unidade mais pequena, sem deixar de ser luxuosa. A família comprou a propriedade em 2012 e pouco se sabe da sua história. “O único registo que temos é que, em tempos, albergou uma repartição de finanças. O edifício estava devoluto há vários anos, pelo que é difícil saber que funções teve antes disso”, conta Carlos Matuto, diretor-geral do Sintra Marmòris Camélia.

As obras de reconstrução do imóvel arrancaram em 2017 e, à primeira vista, destaca-se pela arquitetura inspirada nos chalets suíços e pela fachada cor de rosa. “Acredita-se que seja a pintura original do edifício, mas como estava devoluto há muitos anos, não temos a certeza. Mas é uma cor muito característica em Sintra e a família acabou por optar pelo tom. É algo que faz com que o hotel se destaque. Todos os dias há pessoas a tirarem fotografias, chama muito a atenção”, refere o diretor-geral.

O nome da unidade hoteleira também tem história. Inspira-se nas camélias que, entre os meses de outubro e abril pintam de rosa as quintas e jardins de Sintra. A flor, que pode chegar a ter mais de 100 pétalas, está tão ligada ao concelho — e particularmente à serra — que até existem eventos com o seu nome, como é o caso da famosa Noite das Camélias, que desde 1940 é um dos mais tradicionais e emblemáticos eventos da vila ou até exposições sobre elas, como aconteceu em fevereiro deste ano. 

“A camélia é uma planta muito respeitada e querida em Sintra e foi o que acabou por dar nome à propriedade”, refere Carlos Matuto. Além das flores, o novo boutique hotel também homenageia os monumentos e figuras ilustres da vila. Cada piso tem o nome de um dos edifícios mais emblemáticos de Sintra e cada quarto representa uma das personalidades a eles associadas. Localizada no centro histórico, a unidade hoteleira dispõe de cinco pisos e nove quartos (três são suites) de estilo romântico, individualmente desenhados e inspirados em figuras relevantes da história da localidade, como o colecionador de arte britânico Sir Francis Cook, e os monarcas D. João I e D. Maria II.

Todas as acomodações oferecem um serviço de boas-vindas com licor, especialidades tradicionais de pastelaria e fruta. As casas de banho em mármore incluem uma romântica banheira aberta para o quarto. Alguns deles têm vista para o Vale da Raposa, como o Deluxe Vista Vale, e outros para a encosta do Castelo dos Mouros.

Por ter uma localização privilegiada, junto à Volta do Duche e à histórica estação de comboios de Sintra, os proprietários optaram por não adicionar nenhum restaurante no hotel, tendo em conta a oferta de restauração nas redondezas.

O Camélia é o destino ideal para quem quer conhecer a vila como se estivesse em casa. Os preços rondam os 265€ por noite. Todos os hóspedes podem aproveitar as facilidades do hotel-irmão Sintra Marmòris Palace, que fica a cinco minutos a pé, de onde se destacam a piscina aquecida com vista sobre a vila, amplos jardins, serviço de vinhos ao final de tarde e lugar de estacionamento. 

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o novo boutique hotel de Sintra.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Dr. Alfredo da Costa 11, Sintra 2710-524, Portugal
ESTILO
hotel
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
romântico

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA